Resultados

está vazio...

Carregando

ROLAR PARA BAIXO

Peu do Maracatu

Peu do Maracatu [Entrevista]

Registro em audiovisual de entrevista com Peu do Maracatu, realizada de forma on-line pela equipe do Acervo RecorDança.

2022

Local: Google Meet

Duração: 50 minutos

Realização: Acervo RecorDança

 

Em Goiana, Peu do Maracatu desde menino participa de brincadeiras como Tribo de Índios e Maracatu de Baque Solto. Seu envolvimento foi tão grande, que com a morte de seu Tio Berto, a família confiou a continuidade do Maracatu Leão da Fortaleza a ele. Por isso, Erivaldo Francisco de Oliveira se tornou conhecido como Peu do Maracatu. O Leão da Fortaleza, sob sua liderança faz parte do Ciclo Carnavalesco e também participa do Ciclo Junino com as brincadeiras “Coco de Roda Popular da Fortaleza” e com a “Ciranda Popular da Fortaleza”. Atuou como ator do tecido cultural de Goiana na elaboração da Lei 2.300/2015, que criou o Sistema Municipal de Cultura de Goiana. Fez parte da diretoria da AMBS PE – Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco – durante quatro gestões (2006-2014) – e foi o Presidente da ACCIPE – Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco – em três gestões – 2014 – 2020. Atualmente é o Tesoureiro na atual gestão da ACCIPE. Foi um idealizadores e participou da realização do Projeto GOYANNA TERRA INDÍGENA. O Projeto de início era apenas um aprendizado através da Oficina de Confecção de Estandartes para os associados da ACCIPE de Goiana, Itaquitinga e Itambé. O resultado desta Oficina ministrada por Manoelzinho Salustiano se multiplicou na Exposição, nas Rodas de Conversa e no Projeto Escola se tornando um marco para que a Cultura Popular de Goiana fosse iluminada. Foi um mergulho na verdade da cidade quebrando os Muros invisíveis para mostrar que os Grupos de Cultura Popular precisam de atenção, precisam ser ouvidos e inseridos no dia a dia de Goiana. O Projeto também realizou uma Oficina de Gaita para adolescentes dos Caboclinhos e Tribo de Índios de Goiana. Peu do Maracatu tem a convicção através das sua ação e luta de que Goiana é a Terra dos Caboclinhos porque a alma da cidade está na cultura do seu povo, que continua fazendo essa história interessante e necessária. E Peu do Maracatu é uma prova disso!

 

Grupo: Maracatu Leão da Fortaleza (Goiana – PE)

Hospedagem: YouTube

Tipo de arquivo: mp4

Suporte original: mp4

Colorido

Não editado

Português

Doador: Acervo RecorDança

Doado em 21 de Julho de 2022

Detentor dos direitos autorais: Peu do Maracatu e Acervo RecorDança

Direitos de uso: este vídeo não pode ser reproduzido sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

Informações institucionais: Entrevista realizada remotamente dia 21 de maio de 2022, pela pesquisadora Elis Costa, durante a realização do projeto Nº 1766/19 “RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco”. O projeto contou com incentivo do FUNCULTURA e teve como proponente a pesquisadora Ailce Moreira.

 

Tags:  2022, Peu do Maracatu, Elis Costa, Acervo RecorDança, Pernambuco, Goiana, entrevista, audiovisual, Dança popular, Caboclinho, RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco, Ailce Moreira.

plugins premium WordPress Skip to content