Resultados

está vazio...

Carregando

ROLAR PARA BAIXO

Nortess Coletivo de Dança

Nortess Coletivo de Dança [entrevista]

Registro em audiovisual de entrevista com Nortess Coletivo de Dança, realizada pela equipe do Acervo RecorDança.

2022

Local: Google Meet

Duração: 1h 5min

Realização: Acervo RecorDança

 

O vídeo é uma conversa com duas integrantes e um ex-integrante do Nortess Coletivo de Dança. Nessa entrevista Janaina Santos, Gabriela Moura e Joel Carlos contam sobre suas trajetórias na dança e que se entrelaçam também com as histórias das danças de Igarassu. Cidade no Norte da Região Metropolitana do Recife, Igarassu, abriga um celeiro de brinquedos da cultura popular como as baianas do maracatu, as personagens do cavalo marinho, as coquistas, os cirandeiros. Ao longo da entrevista os relatos dos artistas vão apresentando o contexto da dança produzida em Igarassu ao longo dos anos. Joel comenta um pouco sobre o movimento de quadrilhas juninas da cidade eram bastante atuantes na região nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Janaina comenta da existência do Grupo Afro de Percussão e Dança Obá Omin, o qual fez parte. E também foi citado o Balé Popular de Igarassu, criado em 1999, que passou a profissionalizar muitos dos brincantes de terreiro da região para apresentações de palco e eventos para turistas.

 

Grupo: Nortess Coletivo de Dança (Igarassu – PE)

Hospedagem: YouTube

Tipo de arquivo: mp4

Suporte original: mp4

Colorido

Não editado

Português

Doador: Acervo RecorDança

Doado em 21 de Julho de 2022

Detentor dos direitos autorais: Nortess Coletivo de Dança e Acervo RecorDança

Direitos de uso: este vídeo não pode ser reproduzido sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

Informações institucionais: Entrevista realizada remotamente dia 28 de julho de 2022, pela pesquisadora Liana Gesteira, durante a realização do projeto Nº 1766/19 “RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco”. O projeto contou com incentivo do FUNCULTURA e teve como proponente a pesquisadora Ailce Moreira.

 

 

Tags:  2022, nortess Coletivo de Dança, Liana Gesteira, Acervo RecorDança, Pernambuco, Igarassu, entrevista, audiovisual, Dança Popular, RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco, Ailce Moreira.

Nortess Coletivo de Dança (2009) Igarassu - PE, Brasil

O Nortess Coletivo de Dança foi criado em Igarassu no ano de 2009 pelos bailarinos Joel Carlos, Janaina Santos e Edilene Ferreira (1983-2010). Os ensaios aconteciam na sede do Partido dos Trabalhadores no centro da cidade. Devido às condições de infraestrutura para atender a grande quantidade de pessoas que chegavam a cada ensaio, e sem material adequado para o desenvolvimento das atividades, resolvemos migrar para o Centro de Artes(prédio público municipal) no ano seguinte.

 

O objetivo do coletivo desde sempre foi fortalecer a dança na região metropolitana norte, difundir o ensino das práticas do fazer cultura popular e formar agentes multiplicadores da cultura e das artes. Pensando nisso, nos anos seguintes passamos a criar projetos culturais e a participar de espaços de proposição de políticas públicas para a cultura Igarassuense. O coletivo assina os projetos Mostra Igarassu de Dança, Tambores da Libertação e o carro chefe o Novos Brincantes que desenvolve aulas gratuitas de dança para crianças e adolescentes de Igarassu e de cidades vizinhas.

 

Em 2010 o coletivo foi indicado aos prêmios de melhor bailarina, melhor bailarino e melhor figurino com a coreografia “Maracá…Tus!” no Festival Estudantil de Teatro e Dança do Recife. Em 2011 ganhou os prêmios de melhor coreografia e melhor bailarina com o espetáculo solo “Ginga de Matamba”. Em 2015 teve o projeto Novos Brincantes aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura. Sendo agraciado em 2017 com o prêmio Leandro Gomes de Barros do Governo Federal que culminou no mais novo espetáculo “Meu eu Brincante”. Esses marcos foram festejados pelo grupo e pela sociedade cultural de Igarassu, fato que marcou a história artística da região.

 

O coletivo já realizou apresentações no Festival de Dança do Recife em 2011 e em 2019, na Semana de Cênicas da UFPE em 2011 e no Festival de Teatro de Igarassu em 2018. Atualmente estamos trabalhando no nosso novo espetáculo e no Projeto de dança para crianças: Boi Maracá. Em 2020 com a chegada da Pandemia e a aprovação da Lei Aldir Blanc o coletivo começou a construir o  espaço de dança Novos Brincantes, que está localizado no loteamento Agamenon Magalhães. Isto só foi possível pois a Nortess ganhou o Prêmio de Salvaguarda de grupos da cultura popular pelo Projeto Novos Brincantes.

 

Estão atualmente no coletivo Janaina Santos, Gabriela Moura, Anthony Marcos, Ronaldo Alves, Giovana Silva e Ialexia Cristhielen.

 

Observações gerais: esse texto foi escrito pelos integrantes da Nortess Coletivo de Dança, a convite do Acervo RecorDança, como parte do projeto Nº 1766/19 “RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco”. O projeto contou com incentivo do FUNCULTURA e teve como proponente a pesquisadora Ailce Moreira.

 

 

Tags: Nortess Coletivo de Dança, 2009, Janaina Santos, Gabriela Moura, Anthony Marcos, Ronaldo Alves, Giovana Silva, Ialexia Cristhielen, Joel Carlos, Edilene Ferreira, Dança Popular, Maracá…Tus!, Ginga de Matamba, Mostra Igarassu de Dança, Tambores da Libertação, Novos Brincantes, Boi Maracá, sede do Partido dos Trabalhadores, Centro de Artes, Igarassu, Pernambuco

plugins premium WordPress Skip to content