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Marcelo Pereira

Formação

Inicia sua formação em dança fazendo aulas de jazz com Margarida Bueno na Roberto Espíndola Estúdio de Dança, a convite de Roberto Espíndola que o assistiu treinar ginástica olímpica no Sport Clube do Recife . Em 1983, tem seu primeiro contato com balé clássico, conseguindo bolsa de estudos para fazer aulas de no Stúdio de Danças, onde se forma com Eduardo Freire (Kuka), Marisa Queiroga e Jane Dickie. Em 1984, é convidado por Décio Otero para a integrar o Balé Stagium de São Paulo, onde aperfeiçoa as técnicas de clássico e moderno e permanece por quatro anos. Em 1992, é convidado pela bailarina Jennifer Muller para integrar sua companhia em Nova Iorque, onde se especializa na técnica da dança moderna.

 

Em sua formação, destaca os seguintes professores:
“Eu tenho carinho por três pessoas por terem feito com que eu entrasse na dança, que são Kuka, Roberto Espíndola e Décio Otero. Mas Décio foi quem me deu asas maiores para eu voar.” (Pereira, M. 2004)

 

O entrevistado ressalta o ingresso no Ballet Stagium como importante para estimular sua formação profissional:
“Eu fazia cinco aulas por dia. Eles me matavam mesmo. Décio dizia que ia me formar bailarino profissional em um ano, para eu dançar com Marika. Ele dizia isso e eu aceitava, porque acreditava nele. Foi difícil, eu trabalhei muito, mas, em um ano, realmente, eu estava dançando no lugar de Décio.” (Pereira, M. 2004).

Atuação

Traz para o Nordeste, principalmente Recife, a técnica de dança moderna de Jennifer Muller. Forma bailarinos nesta modalidade, sempre que vem de férias para a região.

 

Como coreógrafo, ocupa um lugar importante no Recife, por contribuir, em suas vindas, com trabalhos coreográficos para várias companhias, a exemplo do Grupo Experimental. Também cria coreografias de destaque para academias de dança como Carolemos Dançarte e Stúdio de Danças. Cria a Zen Companhia de Dança (2000), dança contemporânea, com destaque para as coreografias apresentadas nos festivais de dança da cidade. É referência como bailarino nacional e internacional, e traz, para a cidade do Recife, alguns dos resultados dos seus trabalhos de grande destaque fora do Brasil. Em 2004, atua na Escola Dance Loft e na Ópera House de San Gallen, na Suíça.

Coreógrafo

Ao integrar a Companhia de Jennifer Muller, em Nova Iorque, desenvolve sua vertente de coreógrafo, criando algumas seqüências dos espetáculos da Companhia. Mas começa a investir em sua carreira de coreógrafo nas suas vindas ao Recife, montando trabalhos principalmente para o grupo Experimental. Ao longo de sua carreira, cria diversos trabalhos pelo Nordeste do Brasil e em outros países, como Dinamarca, Japão, Suíça, Itália, Canadá e Estados Unidos. No Recife, seus principais trabalhos são: as coreografias Eye to Eye (1994) e Nana Nina (1996), pelo Grupo Experimental, sob a direção de Mônica Lira; Nação Esplendor (1997), espetáculo coreografado para o Stúdio de Danças; Sugar Rain (2000), um trio que montou junto com Érica Hassin, bailarina norte-americana especializada em dança moderna; Black and Blue [200_], montado em João Pessoa e dançado em Maceió;

 

Em 2000, cria a Cia de dança ZEN, no Recife, e a mantém até 2002, com destaque para os seguintes trabalhos: as coreografia E Agora? (2002) e Opostos (2001); e o espetáculo O amor (2001).

 

Sobre seu trabalho como coreógrafo, conta:
“Eu comecei a coreografar mais aqui no Brasil. Aqui eu tinha mais abertura. As pessoas eram mais rápidas, elas queriam, e isso era bom porque me impulsionava.”(Pereira, M. 2004)

 

O entrevistado destaca um dos trabalhos criados para o Grupo Experimental do Recife:
“Eye to Eye foi muito importante para a minha carreira. O começo da minha carreira como coreógrafo foi a descoberta desse trabalho.” (Pereira, M. 2004)

Bailarino

Como bailarino, integra as seguintes companhias nacionais e estrangeiras: na década de 80 ingressa no Ballet Stagium (São Paulo); de 1990 a 1998, dança na companhia Jennifer Muller/The Works (EUA); e, entre 1993 e 1996, participa de espetáculos montados pela Metropolitan Ópera Ballet (EUA). Atua como bailarino convidado das companhias: Tanz Fórum Ballet (Alemanha); Tokyo Ballet (Japão); Ballet Jazz de Montreal (Canadá); Dance Loft Company (Suíça); Albano Ballet (EUA) e New York City Opera (EUA).

 

Sobre os trabalhos que considera importantes em sua carreira de bailarino, destaca: o espetáculo Missa dos Quilombos, que estreou em 1984, e Sair para o Mar (1990), pas de deux que executou com Marika Gidale, sendo os dois trabalhos do Ballet Stagium, coreografados por Décio Otero. Da Cia Jennifer Muller, destaca o espetáculo Thub e Lovers, um pas de deux que sempre dança com Tomoko. No Recife, destaca o trabalho Eye to Eye (1994), coreografado por ele para o Grupo Experimental.

 

Sobre sua entrada no Ballet Stagium, quando descoberto por Décio Otero, conta:
“Eu estava com Kuka no Stúdio de Danças. Ele tinha montado um solo pra mim, e eu estava ensaiando este solo. Na hora em que eu estava fazendo uns saltos para KuKa ver se encaixava na coreografia, Décio aparece olhando da porta, mas eu não sabia quem ele era. Ele ficou impressionado com os meus pulos e me perguntou se eu não queria fazer aula na companhia.”(Pereira, M. 2004)

Professor

Inicia sua carreira de professor no Recife, substituindo alguns professores como Roberto Espíndola e Mônica Lira, na década de 80. Mas investe na atividade de professor a partir da década de 90, quando retorna diversas vezes ao Brasil, para dar cursos e difundir a técnica moderna assimilada na Companhia Jenniffer Muller.

 

Entre as academias em que ministra cursos na década de 90, estão: Carolemos Dançarte, Stúdio de Danças, Espaço Experimental e Academia Nelma Guerra. Em 2000, assume a coordenadoria de dança do Colégio Santa Maria.
Sobre o início de sua carreira como professor, explica a importância de Jennifer Muller:
“Lá em Jennifer, todos os bailarinos têm que ensinar a técnica dela, ela dá aula para ensinar os bailarinos a darem aulas. E cada semana um bailarino dá aula.” (Pereira, M. 2004)

 

Sobre suas vindas a Recife, comenta a sua preocupação em contribuir para a cena local:
“Eu sempre tive a preocupação de querer melhorar a dança daqui e mostrar que eu sou um pouco da dança de Pernambuco lá fora. Gosto de trazer informação para as pessoas daqui, estar me movimentando para que as pessoas não esqueçam que eu existo.”(Pereira, M. 2004)

Outras atividades

Funda a Zen Companhia de Dança, no Recife, no ano de 2000, a qual dirige e coreografa. Apesar de ter uma forte atuação no cenário, realizando espetáculos e participando dos principais festivais no Nordeste, a companhia encerra suas atividades em 2003, quando Marcelo é convidado para trabalhar na Suíça.

 

Sobre a fundação do Grupo Zen, explica:
“Eu queria montar um trabalho profissional com uma meta, mostrar como eu aprendi, eu queria passar isso para as pessoas que estavam trabalhando comigo, então eu queria realmente trabalhar numa coisa séria. Mas era muito difícil”. (Pereira, M. 2004)

Processos criativos

A concepção de suas coreografias e espetáculos tem sempre ligação com relações humanas. Um tema em que se inspira com recorrência é o amor, buscando sempre observar como as pessoas se comportam no cotidiano em relação a esse sentimento, como elemento para criar.

 

Seu processo de criação normalmente parte do movimento, sem seleção prévia de música, nome de coreografia, ou até mesmo tema. Dessa forma, compara o processo de amadurecimento de uma idéia como uma gravidez. O modo como transpõe os elementos inspiradores para a dança é intuitivo, sem muita pesquisa ou estudo.

 

Sobre isso, comenta:
“Eu nunca fui de coreografar antecipadamente. O meu processo de criação acontece muito na hora. Quando eu coreógrafo, eu vejo as pessoas. Eu não sei imaginar ou escrever nada num papel e guardar antes.” (Pereira, M. 2004)

 

Considera a técnica um importante instrumento do bailarino, por isso afirma que um artista deve sempre buscar a reciclagem e aperfeiçoamento ao longo de sua carreira. Sobre este assunto, afirma:
“Tem bailarinos que se acomodam. Eu sempre fui persistente e acho que, às vezes, os bailarinos não têm interesse em melhorar. Eu gosto de técnica, eu gosto de ver bailarino bom, eu gosto de ver as pessoas evoluindo na dança, correndo atrás”. (Pereira, M. 2004)

 

Considera, em suas coreografias, uma dramaticidade, no entanto, no momento, busca montar coreografias com um tom mais cômico, o que considera um desafio. Sobre isso explica:
“Para mim é fácil falar de amor, romantismo. Eu faço rápido, consigo logo. Mas essa coisa do cômico é difícil, e eu estou trabalhando porque quero misturar, acho importante”.(Pereira, M. 2004)

Cronologia Profissional

1987 – Recife PE – bailarino no espetáculo Raça Brasil – Balé Comemorativo dos 450 da Cidade do Recife
1987 – Recife PE – bailarino no espetáculo O Quebra Nozes, do Stúdio de Danças – Teatro Guararapes
1987 – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Quadrilha do Ballet Stagium
1987 / 1990 – São Paulo SP – bailarino integrante do Ballet Stagium
[198_] – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Missa dos Quilombos, do Ballet Stagium
[198_] – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Kuarup, do Ballet Stagium
[198_] – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Modinha, do Ballet Stagium
[198_] – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Coisas do Brasil, do Ballet Stagium
1989 – São Paulo SP – bailarino no espetáculo A Floresta do Amazonas, do Ballet Stagium
1990 – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Sair pro Mar, do Ballet Stagium
1990 – São Paulo SP – bailarino no espetáculo Womam with visitors at 3 AM, do Ballet Stagium
1990/1998 – Nova Iorque (Estados Unidos da America) – bailarino integrante da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da America) – bailarino de Perifery, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de City, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Thub, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de And Now?, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Lovers, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Glass House, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Beach, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Pierrot, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Arm Less, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Speed, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Rapda, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Wating Room, da companhia Jennifer Muller The Works
[199_] – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino de Red Dance, da companhia Jennifer Muller The Works
1993/1996 – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino participante de espetáculos e óperas do Metropolitan Opera Ballet
1994 – Recife PE – coreógrafo de Eye to Eye, para o Grupo Experimental
1996 – Recife PE – coreógrafo de Nana Nina, para o Grupo Experimental
1996 – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino no espetáculo Cinderela, do New York City Opera
1996 – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino no espetáculo Branca de Neve, do New York City Opera
1996 – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – bailarino no espetáculo Carmem, do New York City Opera
1998 – Nova Iorque (Estados Unidos da América) – ganha prêmio de melhor bailarino do The New Yor Times e revista Dançar pelo solo Spotted Owal, da companhia Jennifer Muller The Works
2000 / 2003 – Recife PE – fundador, diretor e coreógrafo da Zen Companhia de Dança
2001 / 2004 – Recife PE – coreógrafo e bailarino do espetáculo Pátria Brasil, do Exército Brasileiro e Colégio Santa Maria
2003 / 2004 – (Suíça) – professor da escola de formação de bailarinos Dance Loft
2003 / 2004 – (Suíça) – assistente de coreografia do Opera House St Gallen

Observações

As informações desta biografia foram atualizadas até maio de 2004.

Marcelo Pereira [Foto 01]

Registro em foto de Marcelo Pereira.

1998

Local: Recife, Pernambuco, Brasil.

Integrante da foto: Marcelo Pereira

Preto e branco

Número de registro: PE000201000301

Doador: Shiro

Doado em 30 de março de 2004

Detentores dos direitos autorais: Shiro

Direitos de uso: esta foto não pode ser reproduzida sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

 

Tags: 1998, Marcelo Pereira, Pernambuco, foto

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