Lá do Alto
Lá do Alto [documentário poético]
Documentário poético “Lá do Alto”, realizado por Daiane Nonato.
2022
Local: Triunfo, Pernambuco, Brasil
Duração: 3min
Realização: Daiane Nonato
E de tanto andar por esse chão de continuidades a RE_Invenção se faz cada vez mais possível, o vídeo intitulado LÁ DO ALTO!, é uma produção que traz recortes de vídeos e imagens de momentos das Cambindas percorrendo o Alto da Boa Vista. Cambinda Velha é uma manifestação popular que tem seu surgimento por volta de 1913 na comunidade do Alto da Boa Vista, na cidade de Triunfo, no Sertão Pernambucano. Como uma brincadeira no carnaval, composta a princípio apenas por homens, em sua maioria negros, as Cambindas saíam às ruas vestidas de mulheres para brincar e animar a festa das pessoas por onde passavam. Uma das características do cortejo era passar nas casas onde eram sempre recebidas com comidas e bebidas pelos donos. Contam os mais velhos, que os moradores de toda a cidade ao chegar o carnaval abriam espaços nas salas das suas casas, pois havia grandes possibilidades de serem contemplados com uma visita das cambindas. Depois de décadas fazendo a alegria nos carnavais, a Cambinda Velha deixa de sair às ruas, não se sabe nem a época e nem os motivos que desencadearam a descontinuidade desta manifestação dentro desta comunidade. Hoje, o que acredito mediar enquanto mestra popular que ensina os modos de fazer das cambindas é um processo de re_invenção dessa tradição (Hobsbawn, 1997), por meio dos atos de reinvenção com o grupo “Cambindas de Triunfo”, estabelecendo uma relação com o bairro berço dessa manifestação, ampliando o entendimento da sua importância para a cultura desse município.
Grupo: Cambindas de Triunfo
Ficha Técnica
Imagens: Acervo Cambindas de Triunfo
Música: Coco de Nosso Senhor (Jéssica Caitano)
Texto e voz: Daiane Nonato
Hospedagem: YouTube
Tipo de arquivo: mp4
Suporte original: mp4
Colorido
Editado
Português
Informações complementares: ficha técnica original do vídeo
Doadora: Daiane Nonato
Doado em 10 de junho de 2022
Detentora dos direitos autorais: Daiane Nonato
Direitos de uso: este vídeo não pode ser reproduzido sem consentimento da detentora dos direitos autorais.
Informações institucionais: este vídeo foi produzido a convite do Acervo RecorDança, como parte do projeto Nº 1766/19 “RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco”. O projeto contou com incentivo do FUNCULTURA e teve como proponente a pesquisadora Ailce Moreira.
Tags: 2022, Lá do Alto, Daiane Nonato, Cambindas de Triunfo, Cambinda Velha, Dança popular, Pernambuco, RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco, Ailce Moreira, documentário poético.