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Registro em audiovisual de entrevista com Glória Maria da Silva Gomes, realizada pela equipe do Acervo RecorDança.

2013

Local: Sede do Majê Molê, Nascedouro de Peixinhos, Olinda, Pernambuco, Brasil

Duração: 26 minutos

Realização: Acervo RecorDança

Ficha Técnica

Captação de imagem: Diogo Luna

Captação de som: Diogo Luna

Entrevistadoras: Dani Santos e Uana Mahin

Entrevistado: Glória Maria da Silva Gomes

 

Hospedagem: Vimeo

Tipo de arquivo: mp4

Suporte original: mp4

Colorido

Não editado

Português

 

Doadora: Liana Gesteira

Doado em 30 de outubro de 2013

 

Detentor dos direitos autorais: Acervo RecorDança

 

Direitos de uso: este vídeo não pode ser reproduzido sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

 

Fonte: GOMES, Glória Maria da Silva. Glória Maria da Silva Gomes: depoimento [2013]. Entrevistadoras: S. Daniela e M. Uana. Recife: 2013. Entrevista concedida ao Projeto Acervo RecorDança.

 

Informações institucionais: entrevista concedida para o projeto de pesquisa “Mapeando o Entrelugar da Dança Popular”, incentivado pelo FUNCULTURA, com a pesquisadora Liana Gesteira como proponente.

Biografia

Glória Gomes da Silva, foi escolhida como um das entrevistadas da pesquisa Mapeando o Entrelugar da Dança Popular**, através da qual este texto foi produzido, por sua atuação como diretora e coreógrafa do Balé Afro Majê Molê, que há 16 anos atua no cenário da dança local e nacional. O grupo, formado apenas por meninas é conhecido pelo trabalho de formação cidadã com crianças e adolescentes das comunidades de Peixinhos e por retomar de forma original a dança afro, desenvolvida pelo Balé de Arte Negra do Recife, atuante na década de 80 em Recife. Glória atua como educadora na rede municipal e incentiva as crianças da escola ao conhecimento da arte e da dança.

 

Iniciou sua trajetória como coreógrafa ao lado se Gilson, seu companheiro, e possui papel fundamental na criação do grupo e na articulação da sua sede. Atua como figurinista no grupo, com ideias para a estética afro dos cabelos e roupas. Participa do processo de criação colaborativo, ao lado de Gilson Gomes e Angélica Lins, divide funções e observa os detalhes, atenta aos gestos e expressões. Mantém a importância da família como parte da formação do grupo, trazendo as mães para reuniões e encontros.

Fontes

GOMES, Gilson: depoimento [2013]. Entrevistadores: D. Santos e U. Mahin. Recife: 2013. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

 

LINS, Angélica: depoimento [2013]. Entrevistadores: D. Santos e U. Mahin. Recife: 2013. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

 

SILVA, Gomes: depoimento [2013]. Entrevistadores: D. Santos e U. Mahin Recife: 2013. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

Observações

*Esse texto foi escrito por Daniela Santos, Liana Gesteira Costa, Valéria Vicente.
** A pesquisa Mapeando o Entrelugar da Dança Popular foi desenvolvida pelo Acervo Recordança no ano de 2013 com o objetivo de contribuir para o entendimento das diferentes abordagens de dança que, em Recife, articulam espetáculos com base no vocabulário de tradições populares brasileiras. Para compreender as especificidades dessa produção e refletir sobre as semelhanças e diferenças desses grupos e do que se convencionou chamar de grupos parafolclóricos, foram escolhidos 10 artistas para apresentar suas trajetórias e dos grupos que fazem ou fizeram parte.
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