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Flávia Barros

Nascimento: 1934

Formação

É formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal (Rio de Janeiro, 1957), com ênfase na técnica e linhas da escola de balé clássico francesa. Em 1959, ganha bolsa de estudos do governo norte-americano, para ir estudar, durante seis meses, nos Estados Unidos da América. Faz cursos de balé clássico, pas-de-deux, balé de repertório e danças de caráter no American Ballet Theatre (Nova Iorque – EUA, 1959/1960). Estuda a técnica de Labanotation no New York City Ballet School (Nova Iorque – EUA, 1959/1960). Tem aulas de jazz no June Taylor School of Dance (Nova Iorque – EUA, 1959/1960). Faz cursos de dança contemporânea no Martha Graham School of Contemporary Dance (Nova Iorque – EUA, 1959/1960). No Ballet Russo de Monte Carlo School, tem aulas de danças de caráter e balé clássico (Nova Iorque – EUA, 1959/1960). Na Europa, faz cursos de balé clássico nas escolas: Ruth French School of Ballet (Londres – Inglaterra, 1969 ), Ballet Centre (Londres – Inglaterra, 1969); e Centre de Danse Classique Rosella Hightower (Cannes – França, 1969). Faz especialização em Iniciação do Ensino de Balé para Crianças no Royal Academy of Dancing, RAD, (Londres – Inglaterra, 1972). Na música, faz os cursos: de Violoncello, no Sesc (São Paulo, 1979/1980), com o maestro Alberto Jaffé; Música no Conservatório Souza Lima (São Paulo, 1981); e Percussão, com o professor Daniel Sion (São Paulo, 1982). Faz Curso Prático Internacional para Professores de Ballet e aulas teóricas de Metodologia de Ballet, Psicologia Infantil, Kinesiologia e Nutrição, na Escuela Cubana de Ballet (Havana – Cuba, 1987). Tem aulas de expressão corporal com Angel Viana (Rio de Janeiro, 1987). Estuda técnica de corpo análise, com Gerry Maretzky e assistente (Rio de Janeiro, 1987/1988).

 

Sobre elementos importantes para formação de um bailarino, comenta:
“Um bailarino tem que sair, viajar, fazer aula fora, trabalhar com outros grupos, depois voltar para seu lugar de origem e trazer consigo essa experiência.” (Barros, F. 2003)

 

Inicia sua formação em balé clássico, com a professora Yvone Maia Forte (Niterói RJ 1948). Como bailarina integrante do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, destaca os seguintes professores: Tatiana Leskova, Maryla Gremo, Igor Shwezoff, Roman Jasisnsky, Edward Caton, Nina Verchinina, Willian Dollar (Rio de Janeiro 1953-1957). Busca aperfeiçoar sua dança em cursos particulares com Gerry Maretzky (Rio de Janeiro, 1987-1988).

 

Sobre os professores que são marcantes em sua carreira, comenta:
“A maior responsável pelo meu desenvolvimento foi a professora Tatiana Leskova. Ela dava aula, ensaiava e dirigia o Corpo de Baile do Theatro Municipal e, fora isso,eu também fazia aula em sua escola particular. No Rio de Janeiro, aprendi muito também com Consuelo Rios e Nina Verchinina. Quando passei seis meses nos Estados Unidos, fiz várias aulas com professores que foram estrelas, mas que não dançavam mais.” (Barros, F. 2003)

Atuação

É uma das principais professoras de balé de Recife, nas décadas de 60 e 70. Após integrar, durante cinco anos, o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inicia sua carreira como professora no Recife, fundando o Curso de Danças Clássicas Flávia Barros, junto com Ruth Rozenbaum, em 1958. Sua escola tem importante atuação na formação de grande parte dos bailarinos locais e promove, enquanto ativa, espetáculos de dança anualmente. Funda o Grupo de Ballet do Recife, dentro do qual coreografa e divide a responsabilidade de diretora com Ruth Rozenbaum, de 1972 a 1978. Cria, juntamente a Ariano Suassuna, o Balé Armorial do Nordeste, em 1976, um marco no cenário da dança de Recife, sendo o primeiro grupo a receber apoio financeiro direto da Prefeitura. Na década de 80 e 90, instala-se no Sudeste e intensifica seu trabalho como professora e coreógrafa, atuando em escolas e grupos renomados da região, mas continua realizando trabalhos no Nordeste.

 

Amplia sua atuação e passa a integrar bancas examinadoras e júri de diferentes eventos brasileiros de dança.

 

Em 2004, atua como coreógrafa, supervisora de ensino e professora do Stúdio de Danças, no Recife.

Bailarino

Ingressa no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro quando ainda é aluna do 5º ano da Escola do Theatro Municipal (Rio de Janeiro, 1953). Entre 1954 e 1958, como bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dança os seguintes balés de repertório internacionais: O Lago dos Cisnes; Les Sylphydes; Danças Polovtzianas do Príncipe Igor; Os Presságios; Coppélia, Gisele; Gaité Parisiense; Le Tricorne; Scheerazade; La Boutique Fantastique; e L’Aprés Midi d’un Faune. Na Europa, estagia como bailarina no Ballet de Stuttgart (Stuttgart – Alemanha, 1969).

 

Sobre as coreografias importantes para sua carreira, comenta:
“Para mim, dançar Giselle foi um marco, pela sua importância como balé e por ser a primeira vez em que pisei no palco como profissional. (…) Dentro do Corpo de Baile, eu dancei uma coreografia muito boa feita por Nina Verchinina, chamada Narciso. Eram três bailarinas e um rapaz. Era um trabalho moderníssimo naquela época. (…) Dentro de repertório, tinha um balé que eu gostava muito, L’Aprés Midi d’un Faune, que Ninjinski dançou.” (Barros, F. 2003)

Professora

Atua como professora de balé clássico nos seguintes lugares: Curso de Danças Clássicas Flávia Barros (Recife, 1959-1978); Teatro Santa Roza (João Pessoa, 1976); Escola Ismael Guiser (São Paulo, 1978-1981); Ballet Stagium (São Paulo, 1979); Grupo Cena (São Paulo, 1979); Stúdio de Danças (Recife, 1980 / 1981 / 1984 / 1992 / 2000 / 2002 / 2003); Grupo Cisne Negro (São Paulo, 1982); Instituto de Orientação Artística (Jundiaí, 1983); Escola Claudia Chatti (São Paulo, 1984); Centro de Dança Rio (Rio de Janeiro, 1986); Academia Helfany Peçanha (Niterói, 1987); Escola de Danças Paula Castro (São Paulo 1990); Ballet Shirley Lins (Rio de Janeiro, 1990 / 1991); Escola Brasileira de Artes, ESBA (Niterói, 1990-1992); Escola de Dança Spinelli (Rio de Janeiro, 1991-1999); e Escola de Ballet Cláudia Araújo (Niterói, 1997-1999). Ensina a técnica de alongamento nas escolas: Academia Shirley Lins (Rio de Janeiro, 1989), Centro Cultural da Dança (Rio de Janeiro, 1989), e, a partir de 1990, dá aulas particulares. Ao longo de sua carreira, desenvolve trabalhos esporádicos como preparadora técnica e artística de bailarinas para apresentação em mostras competitivas de dança.

 

 

Sobre a sua postura como professora, frisa:
“Eu sou exigente o necessário. Eu quero fazer um trabalho profissional, mesmo que os alunos não venham a ser profissionais. Mas, no momento em que sou profissional e quero fazer um bom trabalho, tenho que ser séria. Então, essa seriedade inclui uma coisa que vocês chamam de rigidez, pois é preciso uma disciplina, a que as pessoas não estão acostumadas.”
(Barros, F. 2003)

Coreógrafa

Inicia sua carreira como coreógrafa no Curso de Danças Clássicas Flávia Barros (1958-1978), no Recife. Nesta época, realiza mais de 50 espetáculos, com intensa produção coreográfica para os alunos do curso. Realiza também trabalhos fora do Curso de Danças Clássicas Flávia Barros, como: a peça A Sarsa Ardente (1958) e a peça Pic Nic no Front (1959), para o Teatro dos Estudantes Israelitas de Pernambuco; a coreografia da cena de dança na Paixão de Cristo de Fazenda Nova (1962); e a coreografia Can Can, para a peça A Capital Federal, de Valdemar de Oliveira (1965). Entre 1972 e 1978, coreografa para o Grupo de Balé do Recife, com os seguintes trabalhos: a coreografia Comunicação e Incomunicabilidade (1970); o espetáculo moderno Concepção Moderna sobre um tema de Platão (1973); a coreografia Estudo (1973); e a coreografia Frevo, com música de Nelson Ferreira (1974). Em 1976, em parceria com Ariano Suassuna, cria o espetáculo Balé Armorial do Nordeste, que dá início ao grupo homônimo de dança. Em 1982, produz as coreografias Sonata para Seis e Aralume para o Grupo Passo Livre, de São Paulo.

 

Entre 1993 e 1998, faz trabalhos para a Cia. de Dança Independente Spinelli (Rio de Janeiro) com as seguintes coreografias premiadas: Octeto (1993); o solo moderno Oferenda (1994); o neo-clássico Bachiana (1994); o solo moderno Solitude (1995); Uma Americana em Paris (1997); e Verão e Magia (1997). Para o Stúdio de Danças (Recife), cria os seguintes trabalhos: Kodó (1980); Valsinha (1980); Chorinho (1980); Entre-Meios (1981); Introdução e Allegro (2002); e Guarás (2003).

Examinadora

Participa como examinadora dos seguintes eventos: Provas de Seleção para a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 1966); Concurso de Coreografia no Festival Nacional de Ballet da CBDD (Niterói, 1987); banca para Curso de Ballet Clássico, 4o, 5o, 6o anos, do Centro de Dança Rio (Rio de Janeiro, 1985); provas dos graus preliminares e médios da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Rio de Janeiro, 1987); Concurso de Habilitação e Capacidade Técncica de Ballet Clássico para Bailarino Profissional do Sindicato de Dança do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 1987); banca do Curso de Ballet, 60 e 7o anos, da Academia Valéria Moreira (Rio de Janeiro, 1987); banca para turmas infantis e adultos principiantes e intermediários da Academia Márcia Lisboa (Campos, 1987); banca para Curso de II Grau do Ballet Paula Castro (São Paulo, 1989); banca da Esparta Oficina de Dança (Campos, 1991); banca da Esparta Oficina de Dança (Campos, 1992).

Jurada

Participa como jurada na Comissão Julgadora do Carnaval do Recife, Empetur, (Recife, 1979); no Juri para as Escolas de Samba de 1a Categoria do Carnaval do Recife(Recife 1985/1987); no Juri do Concurso de Passistas do Carnaval de Recife, Prefeitura do Recife (Recife, 1988); no Concurso de Coreografia do VII Ciclo de Danças do Recife (Recife, 1989); no Concurso Nacional de Ballet e Coreografia da CBDD (Rio de Janeiro, 1990); no II Festival Nacional Arte de Dançar da Escola de Dança Spinelli (Rio de Janeiro, 1992).

Outras atividades

Em 1958, funda, junto com Ruth Rozenbaum, o Curso de Danças Flávia Barros, uma das escolas mais atuantes na formação de bailarinos nos anos 60 e 70, no Recife. No curso, atua como principal professora, além de coreógrafa e diretora de espetáculos da escola. Outras professoras atuantes ao longo dos quase 20 anos de existência do Curso de Danças Clássicas Flávia Barros são: Eliana Cavalcanti, Maria do Carmo Guimarães, Isabel Telles e Ruth Rozenbaum.

 

Como instrumentista (Violoncello), integra a Orquestra de Cordas do SESC (São Paulo 1979/1980).

Processos criativos

Trabalha com diferentes elementos para criação. Sua motivação pode ser despertada por uma música, um ritmo, um tema ou pela própria movimentação dos bailarinos com quem trabalha. Considera a técnica importante instrumento para um bailarino entrar em palco. Sobre isto, declara:
“Uma pessoa que não esteja bem preparada tecnicamente não vai dominar os movimentos. Ela tem que ter uma segurança técnica. Isso é básico. Quando um bailarino domina todos os movimentos, então pode começar a tratar da expressão e soltar um pouco as emoções.” (Barros, F. 2003)

 

Costuma pesquisar muito para realizar uma coreografia, e, principalmente, para selecionar a trilha sonora. Considera a musicalidade um elemento vital para a coreografia, por isso busca sempre ouvir muito a música antes de iniciar a montagem. Sobre isso, explica:
(…) como, muitas vezes, a música é difícil, tenho que escutá-la muito. Não crio colocando a música e, imediatamente, dançando. Porque é preciso criar um ritmo, quando a música não tem, quando ela não tem uma contagem clara. Às vezes, a frase musical é aleatória, então tem que criar uma respiração.” (Barros, F. 2003)

 

Realiza muitos trabalhos com música de compositores brasileiros e, muitas vezes, busca temas regionais para seus balés. Na sua criação, utiliza composições de Villa Lobos, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, entre outros.

 

Ao descrever as coreografias criadas para o Curso de Danças Clássicas, Flávia Barros comenta:
“Todos os espetáculos, se eu não me engano, têm compositores brasileiros, com alguma coisa da raiz brasileira. Usava o universo popular como motivo de inspiração, inclusive o do Nordeste.” (Barros, F. 2003)

Cronologia Profissional

1958/1978 – Recife PE – fundadora, diretora e professora do Curso de Danças Clássicas Flávia Barros
1965 – Recife PE – é premiada no concurso Melhor Momento da TV Canal 2
1966 – Rio de Janeiro RJ – examinadora nas provas de seleção da Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
1969 – (Londres – Inglaterra) – professora estagiária convidada na Royal Ballet School
1969 – (Stuttgart – Alemanha) – bailarina estagiária do Ballet de Stuttgart
1970 – Recife PE – palestrante sobre a Evolução do Ballet nos Tempos pelo Departamento de Extensão Cultural e Artística do Estado
1971 – Recife PE – é premiada com troféu pela seção de danças da Secretaria de Educação de Pernambuco
1972 – Recife PE – fundadora, diretora e coreógrafa do Grupo de Ballet do Recife
1974 – Recife PE – promotora de palestras de dança, com aula-espetáculo pela Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco
1976 – Recife PE –fundadora, diretora e coreógrafa do Balé Armorial do Nordeste
1976 – Recife PE – é premiada com medalha no Centenário Santos Dumont
1978 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico no Ballet Stagium
1978 – Campinas SP – professora de balé clássico no Conservatório Musical de Campinas
1979 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico no Grupo Cena
1979 – Recife PE – jurada na Comissão Julgadora do Carnaval de Recife
1980 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico no Ballet Renée Gumiel
1980 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico na Escola Ismael Guiser
1980 – São Paulo SP – supervisora técnica de balé clássico para crianças na Escola Ismael Guiser
1980 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no Stúdio de Danças
1981 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico na Escola Ismael Guiser
1981 – São Paulo SP – membro do conselho fiscal – Associação Paulista dos Profissionais de Dança, APPD
1981 – Natal RN – ministra curso de balé clássico no Ballet Municipal de Natal
1981 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no Stúdio de Danças
1981 – São Paulo SP – palestra sobre Dança para o Grupo Cisne Negro – Teatro Galpão
1982 – São Paulo SP – ministra aulas de balé clássico para o Grupo Cisne Negro
1982 – São Paulo SP – diretora artística e coreógrafa – Grupo Passo Livre
1982 – Campos de Jordão SP – coreógrafa de Sonata para as Seis e Aralume do Grupo Passo Livre – Auditório Campos de Jordão
1982 – Santos SP – ministra curso de balé clássico no Ballet Rosely Pustiglione
1983 – Londrina PR – ministra curso de balé clássico no Centro de Danças e Artes, Adanac
1983 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no I Ciclo de Danças do Recife
1983 – Jundiaí SP – ministra curso de balé clássico no Instituto de Orientação Artística
1984 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico na Escola Claudia Chatti
1984 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no Stúdio de Danças
1985 – Rio de Janeiro RJ – examinadora de prova de Balé Clássico no Centro de Dança Rio
1985 – São Paulo SP – ministra curso de balé clássico para a Dança e Cia
1985 / 1987 – jurada da 1º Categoria de Escolas de Samba – Carnaval do Recife
1986 – Rio de Janeiro RJ – ministra curso de balé clássico no Centro de Dança Rio
1987 – Niterói RJ – ministra curso de balé clássico na Academia Helfany Peçanha
1987 – Niterói RJ – jurada do Concurso de Coreografia – Festival Nacional de Ballet – Conselho Brasileiro de Dança, CBDD
1987 – Niterói RJ – vice-diretora artística e professora de balé clássico do Ballet de Niterói
1987 – Rio de Janeiro RJ – examinadora das provas de graus preliminares e médios na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
1987 – Campos RJ –examinadora para turmas Infantis, Adultos Principiantes e Intermediários na Academia Marcia Lisboa
1987 – Rio de Janeiro RJ – examinadora do Curso de Balé na Academia Valéria Moreira
1988 – Teresina PI – ministra curso de reciclagem em balé clássico para professores na Escola de Ballet do Teatro 4 de Setembro
1988 – Recife PE – jurada do Concurso de Passistas, categorias infantil e adulto – Carnaval do Recife, Prefeitura do Recife
1989 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no VII Ciclo de Danças do Recife
1989 – Recife PE – jurada no Concurso de Coreografia no VII Ciclo de Danças do Recife
1989 – Fortaleza CE – ministra curso de balé clássico e alongamento no Ballet Madiana Roncy
1989 – Rio de Janeiro RJ – ministra curso de balé clássico e alongamento no Centro Cultural de Dança
1989 – São Paulo SP – examinadora para seleção de candidatos a integrarem o Ballet Paula de Castro
1989 – Campos RJ – professora de balé clássico na Escola de Ballet Márcia Lisboa
1990 / 1992 – Niterói RJ – professora de balé clássico na Escola Brasileira de Artes, ESBA
1990 / 1991 – Rio de Janeiro RJ – professora de balé clássico do Ballet Shirley Lins
1990 – Niterói RJ – coreógrafa do balé moderno Chamada para a Escola Brasileira de Artes, ESBA
1990 – Rio de Janeiro RJ – coreógrafa de balé clássico Brilho da Via Láctea do Ballet Shirley Lins
1990 – Rio de Janeiro RJ – jurada do Concurso Nacional de Ballet e Coreografia – Conselho Brasileiro de Dança, CBDD
1991 / 1999 – Rio de Janeiro RJ – professora e coreógrafa na Escola de Dança Spinelli
1991 – Teresópolis RJ – ministra curso de reciclagem para professores de balé clássico na Dançarte
1991 – Rio de Janeiro RJ – coreógrafa de Noite e Inverno, para o Ballet Shirley Lins – Teatro João Caetano
1991 – Rio de Janeiro RJ – é premiada com Medalha de Mérito Artístico pelo Conselho Brasileiro de Dança, CBDD
1991 – Campos RJ – examinadora – Esparta Oficina de Dança
1992 – Teresópolis RJ – ministra curso de reciclagem para professores de balé clássico na Dançarte
1992 – Rio de Janeiro RJ – ministra curso de balé clássico na academia Só Arte
1992 – Campos RJ – professora e examinadora no Esparta Oficina de Dança
1992 – Rio de Janeiro RJ – jurada no II Festival Nacional Arte de Dançar – Spinelli da Escola de Dança Spinelli – Teatro do Liceu
1992 – Rio de Janeiro RJ – é premiada por melhor grupo da Escola de Dança Spinelli no II Festival Nacional Arte de Dançar – Spinelli – Teatro do Liceu
1992 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no Stúdio de Danças
1992 – Recife PE – coreógrafa de solo moderno Une e Due para o Stúdio de Danças
1992 – Campina Grande PB – ministra curso de balé clássico – XIV Festival de Inverno de Campina Grande
1993 – Recife PE – homenageada pelo Stúdio de Danças
1993 – Rio de Janerio RJ – é premiada com 2º lugar pela coreografia Octeto com a Cia de Dança Independente Spinelli – Capézio Dance Festival 93 (São Paulo SP)
1993 – Rio de Janerio RJ – coreógrafa de Septuor para a Cia. de Dança Independente Spinelli – Festival Expressão pela Dança
1994 – Rio de Janeiro RJ – coreógrafa do solo moderno Oferenda para Cia de Dança Independente Spinelli – VIII Encontro Fluminense de Dança (Niteroi RJ)
1994 – Rio de Janeiro RJ – coreógrafa de neo-clássico Episódia Brasileiro para Cia de Dança Independente Spinelli – VIII Encontro Fluminense de Dança (Niteroi RJ)
1994 – São Paulo SP – é premiada com 3º lugar pela coreografia moderna Oferenda – Festival Promodança
1994 – Teresópolis RJ – é premiada com 3º lugar pela preparação coreográfica do solo de repertório Camponesa, 1º ato de Giselle – I Concurso Nacional de Dança de Teresópolis
1995 – Uberlândia MG – é premiada com 2º lugar pela coreografia moderna Oferenda – IX Festival de Dança do Triângulo
1995 – Rio de Janeiro RJ – é premiada com 3º lugar pela coreografia Solitude, da Cia. de Dança Independente Spinelli – Festival São Paulo Jazz
1995 – Rio de Janeiro RJ – é premiada com 1º lugar pela coreografia moderna Oferenda – VIII Festival Tápias
1995 – Rio de Janeiro RJ – é premiada com 3º lugar pela coreografia de neo-clássico Estudos – VIII Festival Tápias
1996 – Rio de Janeiro RJ – finalista com a coreografia Estudos e Prelúdio da Solidão – XIII Mostra de Novos Coreógrafos, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
1996 – Rio de Janeiro RJ – finalista com a coreografia Prelúdio da Solidão – Festival de Dança Tápias
1997 / 1999 – Niterói RJ – professora de balé clássico na Escola de Ballet Cláudia Araújo
1997 – Rio de Janeiro RJ – professora de balé clássico pela Faculdade da Cidade
1997 – Rio de Janeiro RJ – ganha prêmio de 1º lugar pela coreografia do solo moderno Oferenda – Grajaú Country Festival
1998 – Rio de Janeiro RJ – coreógrafa de Verão e Magia para a Cia de Dança Independente Spinelli
1998 – Rio de Janeiro RJ – coreógrafa de Uma americana em Paris para a Escola de Dança Spinelli
1998 – Belo Horizonte MG – é premiada com 3º lugar pela coreografia Uma Americana em Paris – I Minas Dance
1998 – Rio de Janeiro RJ – homenageada pelo V Festival Arte de Dançar
1999 – Belo Horizonte MG – é premiada com 1º lugar pela coreografia Verão e Magia – II Minas Dance
1999 – Teresópolis RJ – preparadora coreográfica de duas bailarinas para Festival de Dança
2000 – Teresópolis RJ – ministra curso de balé clássico na academia Dançarte
2000 – Recife PE – ministra curso de balé clássico no Stúdio de Danças
2000 – Campos RJ – professora e preparadora coreográfica de quatro bailarinas para concursos
2000 – Teresópolis RJ – coreógrafa de Oferenda para academia Dançarte
2000 / 2001 – Rio de Janeiro RJ – professora de balé clássico no Gênesis Estúdio de Arte e Dança
2001 – Rio de Janeiro RJ – professora de balé clássico no Centro de Estudo de Movimento e Arte
2001 – Niterói RJ – palestrante no seminário Corpo e Movimento – Centro Universitário Plínio Leite ,UNIPLI
2001 – São Paulo SP – ministra aulas de balé clássico na Escola Fátima Vítor
2002 – Rio de Janeiro RJ – ministra curso de balé clássico para Grupo Nós da Dança
2002 – Rio de Janeiro RJ – examinadora de Concurso de Habilitação e Capacidade Técnica em Balé Clássico para Bailarino Profissional – Sindicato de Dança do Rio de Janeiro
2002 – Recife PE – coreógrafa de Introdução e Allegro, do Stúdio de Danças para o VII Festival de Dança do Recife – Teatro do Parque
2002 – Recife PE – ministra curso de balé clássico – VII Festival de Dança do Recife
2002 – Maceió AL – ministra curso de balé clássico – I Mostra Nacional de Dança em Cena
2002 – Rio de Janeiro RJ – professora e ensaiadora da coreografia Oferenda para bailarina participar de um concurso no Rio Grande do Sul
2003 – Rio de Janeiro RJ – ministra curso de balé clássico para o Grupo Nós da Dança
2003 – Recife PE – coreógrafa de Guarás, do Stúdio de Danças, para o VIII Festival de Dança do Recife – Teatro Barreto Junior
2003 – Recife PE – homenageada pelo VIII Festival de Dança do Recife
2007 – Recife PE – supervisora de ensino e professora de balé clássico no Stúdio de Danças

Observações

As informações desta biografia foram atualizadas até julho de 2009.

Flávia Barros [Foto 01]

Registro em foto da bailarina Flávia Barros.

1965

Local: Stúdio D’Itália, Recife, Pernambuco, Brasil.

Fotógrafo: acervo pessoal

Integrante da foto: Flávia Barros

Preto e branco

Número de registro: PE001001001401

Doadora: Edite Barros

Doado em 30 de março de 2014

Detentores dos direitos autorais: Edite Barros

Direitos de uso: esta foto não pode ser reproduzida sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

 

Tags: 1965, Balé clássico, Flávia Barros, Pernambuco, Stúdio D’Itália, foto

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