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Currículo como lugar de escuta: afeto, performatividade e emancipação de histórias da dança

Currículo como lugar de escuta: afeto, performatividade e emancipação de histórias da dança [Artigo]

2022

 

Local: Recife, Pernambuco e Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Autora: Roberta Ramos Marques.

 

Publicado em: Revista Brasileira de Estudos em Dança.

 

O presente artigo é motivado pelos tensionamentos que tenho observado e vivenciado no contexto educacional universitário brasileiro, devido ao fato de que ações afirmativas, incluindo a políticas de cotas, já vêm acontecendo no país há quase 20 anos (embora, inicialmente, em níveis estaduais e de modo isolado, até que, em 2012, tornou-se a Lei 12.711); porém, sem virem acompanhadas de uma reformulação mais radical e sistemática da “infraestrutura da vida branca” (Mombaça, 2021, p. 40), através da qual se organizam as instituições educacionais, incluindo as de Ensino Superior, no Brasil. Tenho proposto tentativas de lidar com essa problemática, partindo do reconhecimento das relações de posicionalidade entre lugares de privilégios e lugares historicamente invisibilizados e silenciados, numa abordagem interseccional; e, a partir disto, tenho buscado desenvolver, nos últimos anos, o que poderia corresponder, na prática curricular, ao que estou experimentando chamar de currículo como lugar de escuta (Mombaça, 2021).

Formato do suporte original: arquivo digital.

Tipo de arquivo: PDF

 

Português

 

ISSN: 2764-782X

 

Doadora: Roberta Ramos Marques.

 

Doado em 05 de dezembro de 2022.

 

Detentor dos direitos autorais: Roberta Ramos Marques, Revista Brasileira de Estudos em Dança, Acervo RecorDança.

Direitos de uso: este texto não pode ser reproduzido sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

Informações institucionais: texto doado durante a realização do projeto Nº 1766/19, “RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco”. O projeto contou com incentivo do FUNCULTURA e teve como proponente a pesquisadora Ailce Moreira.

 

Tags: currículo, lugar de escuta, histórias da dança, ação afirmativa, política de cotas, ensino universitário, ensino superior, 2022, Pernambuco, Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Estudos em Dança, UFRJ, Anda, Currículo como lugar de escuta: afeto, performatividade e emancipação de histórias da dança, Roberta Ramos, artigo, Acervo RecorDança, RecorDança: manutenção, acessibilidade e criação de redes em Pernambuco, Ailce Moreira.

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