Resultados

está vazio...

Carregando

ROLAR PARA BAIXO

Caosmopolita [espetáculo]

Espetáculo “Caosmopolita”, realizado pelo Grupo Totem.
2005

Duração: 55min
Realização: Grupo Totem

 

A violência urbana, a padronização comportamental da sociedade, o individualismo, a degradação da natureza, o crescimento desordenado dos centros urbanos foram algumas das inquietações que levaram o Grupo Totem a criar o espetáculo Caosmopolita. O trabalho mergulha em um ambiente urbano para questionar o comportamento e os valores vigentes na sociedade pós-moderna. O livro Fundamentos do Kaos, de Jorge Mautner foi um dos elementos de pesquisa do grupo para este trabalho, que também teve como referência o filme Laranja Mecânica, e a obra do artista plástico Mondrian.

 

A composição do movimento deste trabalho, assim como acontece normalmente no grupo Totem, foi elaborado a partir de um treinamento específico. A realização de laboratórios de improvisação e experimentos a partir do tema é o recurso utilizado pelo grupo para criação do movimento que vai para a cena. No caso de Caosmopolita, Lau Veríssimo (2009) afirma que trabalhou principalmente com exercícios de “quedas” e “choques” e que a “tensão” foi um dos princípios norteadores da qualidade de movimento usada no espetáculo. Cada integrante do elenco teve liberdade para propor movimentações de acordo com o tema do trabalho. Dessa forma, é possível perceber no espetáculo uma variação de momentos de movimentação de grupo, em que predomina uma mesma qualidade do movimento em todos os corpos em cena, e outros momentos de performances individuais. E esses dois momentos, às vezes, acontecem simultaneamente.

 

O trabalho a partir da improvisação e a valorização da movimentação individual desenvolvidos em Caosmopolita contribuem para uma composição coreográfica baseada em princípios de movimento. Qualquer referência a alguma técnica de dança específica percebida em cena é um reflexo da formação de cada performer, ou seja, de suas memórias corporais. Por isso, as referências ficam diluídas dentro da montagem, sem uma predominância de nenhuma técnica.

 

Para este trabalho o grupo trabalhou diferentes qualidades de caminhadas ao longo do espetáculo, seja representando a padronização do comportamento social ao colocar várias pessoas marchando simultaneamente, ou utilizando andadas com gestos de tiques nervosos, se referindo a paranoia da sociedade urbana. O uso de uma movimentação brusca, tensa e de impacto é percebida ao longo de todo trabalho. A mudança do tempo da movimentação, criando um estado de câmera lenta, é usado para criar um clima de expectativa em algumas cenas. A montagem oscila entre uma composição elaborada a partir de diferentes dinâmicas de movimento, ou a partir de gestos. Percebe-se uma dramaturgia do corpo fragmentada, decorrente da organização de variadas performances e composições de movimento criadas a partir do tema.

 

O preto e o branco compõem a cena de Caosmopolita, seja no figurino, no cenário e na própria iluminação. A ideia de massificação social foi levada para elaboração de um figurino padronizado, com uso de coturnos militares. Foram pendurados panos brancos no fundo do palco, recortados em formatos retangular, que segundo Fred Nascimento (2009) assumem a figura de prédios. Nesses panos são projetados imagens de lugares públicos de Recife, prédios, moradores de rua, código de barra, lixão e até desenhos. Em alguns momentos os performers interagem com as imagens, outras vezes elas apenas contextualizam o ambiente da cena. Alguns objetos assumem um papel importante na cena, como mais um corpo dentro da composição, a exemplo de uma pedra de gelo que desce pendurada por uma corda até chegar no chão no fim do espetáculo. Segundo Fred (Nascimento, 2009), ela simboliza a frieza humana. Um caixote de dois metros também funciona como símbolo no trabalho, representado a solidão, reforçando a ideia de clausura. A sonorização do espetáculo é feita a partir da música tocada ao vivo e que estabelece uma relação de diálogo intensa com a movimentação dos performers, pois é improvisada.

 

A criação coletiva é um dos pressupostos do trabalho desenvolvido pelo grupo Totem. Como a elaboração da movimentação de Caosmopolita também seguiu esse princípio, não houve uma mudança na sistemática da criação coreográfica que tenha interferido no resultado do trabalho.

 

Observando outros espetáculos do grupo percebe-se o uso de dinâmicas diferenciadas da movimentação criada em Caosmopolita, mas que é decorrente do próprio tema tratado no espetáculo. Segundo Fred (Nascimento, 2009), grande parte das montagens do Totem tem o ritual como um componente forte na cena, e Caosmopolita não levou esse elemento, por isso pode ser percebido como um trabalho diferenciado na trajetória do grupo.

Ficha Técnica

Cenografia: Art.Monta Design
Direção: Fred Nascimento
Elenco: Aracelly Firmino da Silva, Gabi Cabral, Inaê Veríssimo, Lau Veríssimo, Leonardo Chagas, Taína Veríssimo
Figurino: Maíra Caldeira
Iluminação: Eron Villar
Maquiagem: Tatiana Pedrosa Leal
Músicos: Fred Nascimento, Cauê Nascimento, Thiago Lasserre
Preparadora corporal: Lau Veríssimo
Produção geral: Lívia de Melo

 

Apresentações: 2005. Recife – PE. Teatro Arraial – Projeto Curta Cena Ano 2; 2006. Maceió – AL. Universidade Federal de Alagoas – III Seminário Sobre o Ensino de Arte; 2006. Recife – PE. Teatro Apolo – Mercadão Cultural; 2006. Recife – PE. Universidade Federal de Pernambuco – 7º Congresso Brasileiro de Arteterapia; 2007. Recife – PE. Universidade Federal de Pernambuco – Encontro Estadual do Promata; 2007. Recife – PE. Teatro Apolo – Temporada; 2007. Recife – PE. Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães – Exposição do FLUXUS; 2007. Recife – PE. Universidade Federal de Pernambuco – Projeto Arte na Escola; 2008. Recife – PE. Teatro Apolo – Janeiro de Grandes Espetáculos; 2008. Garanhuns – PE. Universidade Federal Rural de Pernambuco – Ciclos de Cultura; 2008. Maceió – Al. Universidade Federal de Alagoas – V Seminário Arte na Escola.

 

Fontes: NASCIMENTO, Fred, VERÍSSIMO, Lau: depoimento [2009]. Entrevistador: L.Gesteira e M. E. Freyre. Recife: 2009. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

 

Observações gerais: o item ‘apresentações foi preenchido a partir das informações fornecidas pelo histórico do grupo.

 

Tags: 2005, Grupo Totem, Caosmopolita, Art.Monta Design, Fred Nascimento, Aracelly Firmino da Silva, Gabi Cabral, Inaê Veríssimo, Lau Veríssimo, Leonardo Chagas, Taína Veríssimo, Maíra Caldeira, Eron Villar, Tatiana Pedrosa Leal, Cauê Nascimento, Thiago Lasserre, Projeto Curta Cena, Seminário Sobre o Ensino de Arte, Mercadão Cultural, 7º Congresso Brasileiro de Arteterapia, Encontro Estadual do Promata, Exposição do FLUXUS, Projeto Arte na Escola, Janeiro de Grandes Espetáculos, Ciclos de Cultura, Seminário Arte na Escola, Performance, espetáculo, Pernambuco.

Caosmopolita [registro de espetáculo]

Registro em audiovisual do espetáculo "Caosmopolita", realizado pelo Grupo Totem.

2008

Duração: 58 min.

Grupo Totem

Teatro Apolo, Recife – PE, Brasil.

Localização no acervo físico: DVD 41

Número de registro: PE003418000101

 

Tags: Caosmopolita, Dança-teatro, Grupo Totem, Performance, Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Teatro Apolo, Pernambuco

Caosmopolita [Foto 08]

Registro em foto do espetáculo “Caosmopolita”, realizado pelo Grupo Totem. 2007

Local: Teatro Apolo, Recife, Pernambuco, Brasil.

Fotógrafa: Carol Pires

Espetáculo: Caosmopolita

Grupo: Totem

Integrantes da foto: Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Aracelly Silva, Gabi Cabral e Taína Veríssimo

Colorida

Não editada

Número de registro: PE003401004801

Doador: Fred Nascimento

Doado em 1 de julho de 2009

Detentores dos direitos autorais: Fred Nascimento e Carol Pires

Direitos de uso: esta foto não pode ser reproduzida sem consentimento dos detentores dos direitos autorais.

Tags: 2007, Caosmopolita, Grupo Totem, Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Aracelly Silva, Gabi Cabral, Taína Veríssimo, Carol Pires, performance, Pernambuco, Teatro Apolo, foto, espetáculo

plugins premium WordPress Skip to content