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ROLAR PARA BAIXO

Nascimento: 1955

Formação

Começa a participar de atividades relacionadas à dança entre 1981 e 1982. Faz curso de dança moderna no Festival de inverno da UNICAP, ministrado pelo tcheco radicado em Recife Zdenek Hampl, que o convida para a Associação de Dança do Recife, ADR. Sua formação, desde o início, mescla-se com uma atuação na vida artística num sentido mais amplo. De acordo com as necessidades e exigências da profissão, aprimora sua técnica, participando de aulas em academias, cursos, workshops e outros meios através dos quais busca atualizar-se e especializar-se na dança. Alguns professores de Recife que contribuem para sua formação podem ser citados (1982/1992): Mônica Japiassú, com aulas de dança moderna; Zdenek Hampl, com dança moderna e contemporânea; Eduardo Freire e Marisa Queiroga, com balé clássico; Suyenne Simões, Isabel Sehbe, Lúcia Kelner e Walter Monticelli, com jazz; Airton Tenório, com contemporâneo; Antúlio Madureira, com dança popular; Astrogildo Santos e Rubem Rocha Filho, com curso de teatro. No eixo Rio-São Paulo, aprimora seus conhecimentos em jazz com professores de renome, como: Marli Tavares, Vilma Vernon, Marcinha, Carlota Portela, entre outros. No fim da década de 80 ingressa no curso de pós-graduação em Dança na Universidade Federal da Bahia, UFBA.

 

A respeito de sua formação, comenta:
“Hoje é que eu vejo que, naquele período, precisava de muito envolvimento, dedicação e disciplina. (…) Fazer aula com bons professores. (…) Eu tive técnica de vários tipos (…): fiz aula de clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, yoga, alongamento, dança popular, dança afro e jazz. (…) Agradeço a Mônica Japiassú por ter me ensinado muita coisa boa. Agradeço a todos os professores, minha escola foram eles.” (Escobar, B. 2003)

Atuação

Destaca-se no meio artístico como bailarino versátil, que cria elos entre dança e teatro. Desde o início da sua atuação, em 1982, faz trabalhos como coreógrafo, bailarino e ator. Tem grande atuação no Recife durante a década de 80, dançando em espetáculos da Associação de Dança do Recife e da Academia Arte e Movimento. Também se destaca como professor atuante na cidade, ensinando no curso de dança da Fundação Joaquim Nabuco (1986/1991) e assumindo a cadeira de dança do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, CEFET-PE, a partir de 1999.

 

Em 2003, funda e dirige a companhia de dança e teatro chamada Dante.

Bailarino

Participa (1982/1985) de vários espetáculos da Associação de Dança do Recife, com os quais viaja, realiza turnês em outros estados, num período que considera significativo, pois é quando inicia sua vida profissional em dança. Seus principais trabalhos são: o espetáculo O Capataz de Salema, coreografado por Zdenek Hampl e Mônica Japiassú (1982), e que participa do festival de arte de São Cristóvão em Sergipe; o espetáculo coreografado por Mônica Japiassú O Anjo azul (1983), que vai ao Rio de Janeiro se apresentar no Ciclo de Dança do Teatro Liceu; Piazzolada – Fuga e Mistério (1983), coreografado por Zdenek Hampl, e que é apresentado no Ciclo de Dança do Teatro Liceu (Rio de Janeiro); o espetáculo A toda prova (1984), coreografado por Zdenek Hampl, com excursão pelas cidades de Teresina, João Pessoa, Fortaleza e Natal. Participa também de apresentações e espetáculos de academias e escolas de dança (1982/1999), como no espetáculo Dançar a Vida (1982), da academia Verônica Salvi, com coreografia de Airton Tenório; no espetáculo O que é melhor pra gente (1983) da academia Arte e Movimento, coreografado por Walter Montecelli; no espetáculo Terra Nua Ser Mutante (1984), da academia Arte e Movimento, com coreografia de Isabel Peixoto e Suyenne Simões e com participação no II Ciclo de Dança do Recife e apresentação no Teatro Alberto Maranhão, em Natal; no espetáculo O Beco (1984), do grupo de Dança e Teatro Arteviva, com direção de José Francisco Filho e coreografia de Lúcia Kelner; no espetáculo Corsário (1985), da academia Arte e Movimento, que excursiona pelas cidades de Natal, João Pessoa e Garanhuns.

 

Sobre a atuação de bailarino, pontua:
“De preferência deve-se começar cedo, pois se se tem a possibilidade de mexer com o corpo, tornar a musculatura mais maleável, para estruturá-la e moldar seu corpo para a dança, ele vai tendo mobilidade corporal e adequando-se aos requisitos que a dança requer. (…) Também é necessário muita disciplina, na aula, no ensaio, no workshop, no curso, em tudo, se é o que você realmente quer.” (Escobar, B. 2003)

Bailarino-Ator

Atua no filme Paraíba Mulher Macho (1983), com direção de Tizuka Yamazaki, rodado em Recife, com artistas como Tânia Alves e Cláudio Marzo; na peça O que é isto? (1985), dirigido por Luis Carlos Reis, com o grupo de Dança e Teatro Arteviva; no espetáculo infantil Flicts, A Cor (1987), direção de Elmar Castelo Branco, no qual, além de atuar, coreografa; no espetáculo Os Guaranis (1992), que, sob a direção de Moncho Rodrigues, é apresentado em Lisboa, Portugal.

Coreógrafa

Seus principais trabalhos como coreógrafo foram: o espetáculo La Cumparcita (1991), direção de Moises Neto, apresentado no projeto Quartas em um Ato, da Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj; nas peças infantis Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro e História de Amor, ambas com direção de Manuel Constatino; no espetáculo A Quatro Olhos (1989), resultante do curso de Pós-graduação em Dança na Universidade Federal da Bahia, UFBA, trabalho em que discute as relações de poder entre os homens; na I Mostra de Coreografias do Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PE, (1999), em que, além de coreografar, organiza, apresenta e também monta o grupo de dança do CEFET. Executa, ainda, trabalhos em boates, casas de shows, eventos e outros.

 

Também participa na criação de importantes projetos como: Mostra pública da Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj (1986/1990), com o espetáculo A Cara do Brasil; e o projeto Corpo para atores e Quartas da Dança do Centro Cultural Mauro Mota, CCMM, da Fundaj (1990/1991). Neste último, cria as coreografias Aquela que deu Certo, Saudade e Vagabundo.

 

Como coreógrafo, declara:
“Sou sempre assim, impetuoso, eu gosto de meter as caras e ver no que é que vai dar. Já quebrei muito a cara, muitos trabalhos que não saíram, muitos que ficaram no meio do caminho. (…)”. (Escobar, B. 2003)

Ator

Suas participações mais significativas como ator são nas peças: Crime na Catedral (1984), com direção de Ângelo de Athayde e Arlindo Martins; Calabar (1986), com direção de Joacir de Castro, na qual também coreografa; Sidarta (1987), dirigida por Ângelo de Athayde, na qual atua e coreografa; Muito Pelo Contrário (1991), de João Falcão e dirigida por Augusta Ferraz, com quem faz outros trabalhos posteriormente.

Professor

Como professor, inicia a carreira dando aulas em academias, depois em grupos, e, em 1986, passa a ensinar na Fundaj, com aulas de dança moderna e jazz, onde também desenvolve vários projetos. Ministra cursos e oficinas em encontros e festivais, como no XVII Festival de Arte de São Cristóvão (1988) e no VI Festival de Inverno de Garanhus (1996), nos quais dá aulas de street-dance, entre outros. Em 1999, leciona a cadeira de dança no CEFET-PE, para alunos do ensino médio. No mesmo local, cria um grupo de dança e a Mostra de Coreografias do CEFET-PE.

 

Sobre como começa sua atuação como professor, esclarece:
“Eu tinha dois anos de dança, faltava muito para ser professor, mas como era para repassar para iniciantes o que eu sabia, eu aceitei. (…) Passei o básico (…). Trabalhei como um repassador de conhecimento”. (Escobar, B. 2003)

Processos criativos

Seu processo de criação começa a se aprimorar depois de fazer o curso de pós-graduação em Dança, pela UFBA, em Salvador. No seu processo criativo, costuma escolher um tema que sugira uma história, para a qual cria personagens e movimentações.

 

A respeito de como costuma criar, revela:
“Eu gosto de fazer uma historinha, a partir de um determinado tema. A partir disso, viajo na movimentação. (…) O que eu vou contar? O que vou fazer? Mas (…) eu não conto sempre como a história é, como o fato aconteceu, eu gosto de sugerir um pouquinho (…) jogo de uma forma para que as pessoas possam refletir (…)” (Escobar, B. 2003)

Cronologia Profissional

1982 – Recife PE – bailarino do espetáculo Dançar a Vida – Academia Verônica Salvi Teatro Apolo
1982 – Recife PE – bailarino no espetáculo O Capataz de Salema – Teatro de Santa Isabel
1983 – Recife PE – bailarino no espetáculo O que é melhor pra gente, da Academia Arte e Movimento – Teatro do Parque
1983 – Recife PE – bailarino no espetáculo Piazzolada – Fuga e Mistério, da Associação de Dança do Recife – Teatro de Santa Isabel
1983 – Recife PE – bailarino no espetáculo O Anjo Azul, da Associação de Dança do Recife – Teatro Apolo
1983 – Recife PE – bailarino no espetáculo Fábrica de Brinquedos, da Academia Arte e Movimento – Teatro do Parque
1983 – Recife PE – bailarino e ator no filme Paraíba Mulher Macho, com direção de Tizuka Yamazaki
1984 – Recife PE – bailarino do espetáculo Terra Nua Ser Mutante, da Academia Arte e Movimento – Teatro do Parque
1984 – Recife PE – bailarino do espetáculo A toda Prova, da Associação de Dança do Recife – Teatro Apolo
1984 – Recife PE – bailarino no espetáculo Les Oisiaux Du Temps, da Academia Nelma Guerra – Teatro de Santa Isabel
1984 – Recife PE – bailarino no espetáculo O Beco, do Grupo de Dança Arteviva – Teatro Valdemar de Oliveira
1984 – Recife PE – bailarino no espetáculo Arco-Íris, da Academia Arte e Movimento – Teatro de Santa Isabel
1984 – Recife PE – bailarino e ator em apresentação de Arte Corporal pelo Projeto das Quartas – Bar 3 x 4
1985 – Recife PE – bailarino do espetáculo Da Magia à Alegria, da Academia Arteviva – Teatro do Parque
1985 – Recife PE – bailarino no espetáculo Corsário, da Academia Arte e Movimento – Teatro do Parque
1985 – Recife PE – bailarino e ator na peça O que é Isto?, do Grupo de Teatro Arteviva
1985 – Olinda PE – bailarino e ator da peça Opressão de Mulher, do Grupo de Teatro Arteviva – Palácio dos Governadores
1986 – São Paulo SP – bailarino do espetáculo O Guarani, em um Projeto com o Quinteto Violado – Teatro Sérgio Cardoso
1986 – Recife PE – bailarino do espetáculo Emoção, da Academia de Arte e Movimento – Teatro de Santa Isabel
1986 –Recife PE – coreógrafo e ator do espetáculo Calabar – Teatro Apolo
1986 – Recife PE – bailarino e ator na peça Verdades e Mentiras, da Ilusionistas Corporação Artística – Teatro Joaquim Cardozo
1986 – Recife PE – criador, diretor e coreógrafo da Mostra Pública dos alunos formandos do curso de dança da Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj – Teatro Valdemar de Oliveira
1987 – Recife PE – bailarino do espetáculo O Deus que Dança, do Balé Apsaras – Teatro Apolo
1987 – Recife PE – bailarino do espetáculo Raça Brasil – Balé Comemorativo dos 450 da Cidade do Recife – Teatro Barreto Júnior
1987 – Recife PE – bailarino no espetáculo Cabaré Voador – Circo Voador
1987 – Recife PE – coreógrafo e ator do espetáculo Sidarta, da Cia. Processo Teatral – Teatro do Parque
1987 – Recife PE – diretor e coreógrafo do espetáculo A Cara do Brasil, do Centro Cultural Mauro Mota, CCMM – Teatro José Carlos Cavalcanti Borges, Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj
1987 – Recife PE – coreógrafo, bailarino e ator do espetáculo Flicts, A Cor, da Haja Teatro Produções – Teatro José Carlos Cavalcanti Borges, Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj
1987/1998 – Recife PE – diretor e coreógrafo do Projeto de Dança da Fundaj
1988 – Recife PE – coreógrafo e bailarino da coreografia Comunhão Orgástica -Teatro Santa Isabel
1988 – Recife PE – coreógrafo e bailarino do espetáculo Andy Warhol está Morto – Teatro Barreto Júnior
1988 – Recife PE – ator na peça O Horror, da Ilusionistas Corporação Artística – Teatro José Carlos Cavalcante Borges, Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj
[198_] – Recife PE – coreógrafo da peça infantil Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiros – Teatro Santa Isabel
[198_] – Recife PE – coreógrafo do espetáculo infantil Uma História de Amor – Teatro de Santa Isabel
[198_] – Recife PE – coreógrafo do espetáculo infantil Pirlimpimpim – Sítio do Pica pau Amarelo – Teatro Valdemar de Oliveira
1989 – Salvador BA – bailarino da coreografia Peri Super Herói, na XI Oficina de Dança Contemporânea – Teatro Castro Alves
1989 – Salvador BA – coreógrafo e bailarino no espetáculo A Quatro Olhos, pelo Curso de Pós-Graduação em Dança da UFBA – Teatro Gregório de Matos
1990 – Recife PE – coreógrafo e bailarino da coreografia Aquela que deu Certo, na VI Mostra de coreografia, VIII Ciclo de Dança do Recife – Teatro de Santa Isabel
1990/1991 – Recife PE – criador, diretor, coreógrafo, bailarino e apresentador dos Projetos Quartas da Dança e Corpo para Atores do CCMM – Teatro José Carlos Cavalcanti Borges, Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj
1991 – Recife PE – coreógrafo e bailarino do evento Entre Amigos – Teatro de Santa Isabel
1991 – Recife PE – coreógrafo e bailarino do espetáculo La Cumparsita, pelo Projeto Quartas em um Ato,CCMM, Fundaj – Teatro José Carlos Cavalcanti Borges, Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj
1991 – Recife PE – ator na peça Muito pelo Contrário, da Parcas Sertanejas Produções – Teatro Apolo
1992 – Portugal – bailarino e ator no espetáculo Os Guaranis – Teatro de São Luiz
1993 – Manaus AM – coreógrafo do espetáculo De Última Hora – Teatro Américo Alvarez
1993 – João Pessoa PB – bailarino na coreografia Barco Negro, no III Festival Nacional de Teatro e Dança – Espaço Cultural Paulo Pontes
1993 – Recife PE – coreógrafo e bailarino participante do Projeto Dançando na Chuva – Espaço Cultural Sátchimo
1993 –Recife PE – bailarino no espetáculo Dança contra a Fome – Teatro Barreto Júnior
1994 – Recife PE – coreógrafo e bailarino na coreografia O Negro, Eu e Deus – o afro-guerreiro, no IV Congresso Afro-Brasileiro – Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj
1995 – Recife PE – diretor e coreógrafo dos shows de abertura da casa de shows Totem
1999 – Recife PE – criador, diretor e coreógrafo da I Mostra de Coreografias do Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PE – Teatro do CEFET
1999 – Recife PE – bailarino e ator em Noites do Terror – Play Center Recife
1999 – Recife PE – bailarino no espetáculo Boutique Fantástica, da Academia Interdança – Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
2003 – Recife PE – Funda a Dante Cia. de Dança.

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