Resultados

está vazio...

Carregando

ROLAR PARA BAIXO

Nascido: 1949
Recife, Brasil – PE
Coreógrafo / professor / bailarino
Local de atuação: Recife, PE – Brasil

Formação

Inicia sua formação em dança aos 26 anos, em 1975, com aulas de Jazz com Toni Vieira (RJ), que dava aulas na academia de Mônica Japiassú. Em 1976 inicia aulas de Balé com Flávia Barros ainda em Recife, como parte da preparação do espetáculo Balé Armorial do Nordeste. Em 1977, muda-se para o Rio de Janeiro onde intensifica sua formação com aulas de balé, com Tatiana Leskova, Johny Franklin e Adolfo Lotufo; jazz com Marli Tavares, Vilma Vernon, Lennie Dale e dança moderna com Jerry Maretsky. Em 1981, estuda no curso de verão do American Dance Theatre, onde tem aulas durante três meses das técnicas de Graham e Horton Lester. Em 1983 inicia aulas de dança contemporânea com Michou Swernen na Europa.

Atuação

Artista importante no cenário da dança de Pernambuco, por fundar a Companhia dos Homens, em 1988, um dos primeiros expoentes da dança contemporânea local. Inicia sua carreira na década de 70, quando bailarino do Balé Armorial do Nordeste(1976). Atua como bailarino em companhias internacionais e ministra aulas de modern jazz na Europa durante a década de 1980. Em Recife, na década de 90, destaca-se como professor e coreógrafo influenciando a geração seguinte de coreógrafos. A partir de 1997 passa a ser professor da Companhia Débora Colker no Rio de Janeiro, contribuindo nos espetáculos do grupo e, posteriormente, no centro de formação da mesma companhia.

Bailarino

Com menos de um ano dedicando-se à dança, é selecionado para o elenco do Balé Armorial do Nordeste, dirigido por Flávia Barros, que estréia em 1976. Em 1977, para sustentar sua formação no Rio de Janeiro, integra o elenco dos espetáculos Brasilian Folies e Brasil em Três Tempos, apresentados de terça a domingo no Hotel Nacional, em São Conrado. Em 1978, integra o elenco de bailarinos dos programas da Tv Globo, Brasil Pandeiro, com Beth Farias e Saudade não tem idade, com Djenani Machado e Ney La Torraca, coreografados por Juan Carlos Berardi, além de participações em aberturas do programa Fantástico. Em 1980, integra o elenco do espetáculo Abadaba-doo, musical do Hanna Barbera Company, companhia sediada em Los Angeles, com a qual participa de temporadas longas em cidades do Brasil (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Pará, São Paulo, Brasília), da América latina (Montevidéu- Uruguai e Caracas –Venezuela), Filipinas e Japão (Osaka e Tóquio).

 

Em 1982, integra o elenco da companhia Bandança (Rio de Janeiro), com Tânia Nardini e Nádia Nardini. Ainda em 1982, muda-se para Alemanha, para fazer audição para a companhia Pina Bausch. Em 1983 integra o show com capoeira e samba no Parque Walibi, na Bélgica. Em 1985 integra a Cia L´ensamble, dirigida por Micha Van Woocke, ex-diretor da escola Moudras, participando da coreografia Les Chaises e do espetáculo Aquilon, que manteve circulação durante seis meses na Itália. Em 1988, participa da reabertura do Teatro Alberniz, em Lisboa, dançando com Carmen Cenra a coreografia Cuerpo Espírito, de sua autoria. De 1988 a 1997, integra a Companhia dos Homens, em Recife.

Professor

Inicia como professor em 1976, ministrando aulas para o grupo teatral Vivencial Diversiones, mas só retoma essa atividade em 1982, na Alemanha, onde dá aulas da técnica de jazz de Marli Tavares, na escola de Gabriele Hilla e em Amsterdan. Em 1983, dá aulas de jazz na escola Fragant Deli. Entre 1984 e 1985, é professor de modern jazz na Escola Moudras, Centro de Aperfeiçoamento que sediava a companhia de Maurice Berjart.

 

Em 1985, atua como professor e ensaiador da Cia L´ensamble. Em 1986 e 1987, em Madri (Es), dá aulas de jazz com elementos de dança contemporânea no centro Internacional de Dança Carmen Roche. Em 1988, em Lisboa (Pt), dá aulas no estúdio de Carmen Cenra. Em 1989, ministra aulas durante três meses na escola de Rui Horta, em Portugal. De 1988 a 1997, atua como professor em academias e grupos do Recife. Em 1997, a convite de Débora Colker, volta a morar no Rio de Janeiro onde ministra aulas para a Companhia Débora Colker e, atualmente, no Centro de Movimento Débora Colker.

Coreógrafo

Em 1976, estréia como coreógrafo para teatro no espetáculo Sobrados e Mocambos, na montagem dirigida por Carlos Carvalho. Em 1982, já com influência da dança moderna, coreografa o espetáculo Dançar a Vida, baseado no livro de Roger Garaldi, para o grupo de Iracema Mainardy, em Aracaju (SE). Retoma essa atividade em 1988, em Lisboa, a convite da bailarina Carmen Cenra, em Lisboa (PT), quando coreografa o duo Cuerpo Espírito, com 10 minutos de duração. Neste evento, que contava com atrações de toda Europa, recebe boas críticas da imprensa local. Também em 1988, coreografa para o espetáculo El Último Trania, da comediante espanhola Lina Morgan.

 

Ainda em 1988, em Recife, remonta Corpo Espírito e coreografa Três Histórias, apresentadas no Festival de Campina Grande (PB), momento de estréia da Companhia dos Homens, por ele dirigida. Para a Companhia do Homens, coreográfa também Entre Homens e Lobos (1988), Sem ( ), solo para o bailarino Luiz Roberto; Na cor Lilás (ou morrer de amor e Narciso (1989). A convite do Studio de Danças coreografa O Jogo da Primeira Dança(1989).

 

Para a Companhia dos Homens, coreografa em 1990, coreografa Outono, B de Beatles, Povo d´Àgua e, Jazz; em 1991, Glória e Maria Del Mar; em 1992, com (domínio) Fechado, Sorôco, Pranato, Guardião do Templo e No Varal, que não chegou a estrear.
Em 1994, coreografa Fragmentos de um Arco-íris em Branco e Preto e em 1995, Andarilhas, Fruto Proibido e Americanos. Em 1996, No Inverno as Aves Migram para o Sul, no Verão Elas Migram para Meus Sonhos e, em 1997, Um cheiro Forte de Pipoca.

plugins premium WordPress Skip to content