Construção dramatúrgica para o palco e para o vídeo
[artigo]
2012
Local: Recife, Pernambuco, Brasil
Autora: Ailce Moreira de Melo
Publicado em: Anais da Associação Nacional dos Pesquisadores de Dança – ANDA
A partir do registro em vídeo do espetáculo Heptágono(1989), do qual faz parte a coreografia Elástico, e da videodança também chamada Elástico (1992), a qual se caracteriza por ser uma adaptação da primeira para o vídeo, ambas as criações da Cia. de Dança Cais do Corpo, nos propomos a investigar como, a partir de diferentes recursos, é construída a dramaturgia nas duas obras, considerando o conceito de dramaturgia apresentado por Pavis (1999) e, complementarmente, o defendido por Hércoles (2005), tratando especificamente da aplicação do mesmo à dança tendo em vista que o objetivo de construção de sentido em ambas as criações é o mesmo: representar as relações humanas e sociais, com suas necessidades de tensão e fluidez. Para isso, consideramos, inicialmente, a existência de sete instâncias dramatúrgicas passíveis de análise a serem observadas tanto na coreografia quanto na videodança, quando possível. São elas: o corpo, a filmagem, a edição, a sonorização, a textura espacial, o figurino e a maquiagem e os objetos cênicos.
Formato do suporte original: arquivo digital
Idioma: Português
Doadora: Ailce Moreira de Melo
Doado em 30 de dezembro de 2021
Detentora dos direitos autorais: Ailce Moreira de Melo