Resultados

está vazio...

Carregando

ROLAR PARA BAIXO

Grupo Grial de Dança (1997)

Recife – PE, Brasil.

O Grial é resultado de uma antiga vontade de Ariano Suassuna, de ver desenvolvido um trabalho em dança fundado no seu conceito de Armorial, e da disposição e interesse de Maria Paula Costa Rêgo, diretora do grupo, em fazê-lo. Com o incentivo de Suassuna, Maria Paula ingressa no Balé Popular do Recife em 1982. Cursa graduação em artes cênicas e especialização em dança, mantendo a relação entre a dança popular e a improvisação e a dança contemporânea como pontos de interesse. Em 1989 vai morar na França e, quando volta, oito anos depois, vem a proposta de montar de fato um grupo que tivesse como fonte de pesquisa a cultura popular. Então surge o Grial, em 1997.

 

O primeiro espetáculo, A Demanda do Graal Dançado, embora não traga ainda um resultado estético satisfatório para a diretora do grupo, já sinaliza a possibilidade de realizar uma dança contemporânea baseada no popular. Ensaia durante seus primeiros anos no Sítio da Trindade, em um teatro ao ar livre, o que a ajuda a criar espetáculos de rua, como o Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo (1999), As Visagens de Quaderna ao Sol do Reino Encoberto (2000) e Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta (2001). A maior parte dos trabalhos do grupo é pensada para palcos de arena e apresentações na rua, utilizando-se de suportes variados que englobam práticas como o rapel, como acontece no espetáculo Folheto V – Hemisfério Sol, criado em 2003. Ainda neste ano, Maria Paula Costa Rêgo é uma das coreógrafas contempladas no projeto Ateliê de Coreógrafos – Ano II. E monta, com um elenco formado por bailarinos baianos e alguns do próprio Grupo Grial, o espetáculo O Pasto Iluminado. O processo de criação e a estréia aconteceram em Salvador, Bahia, mas o espetáculo foi apresentado também no Recife, na programação do festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em janeiro de 2004.

 

A partir de 2005, com a criação da trilogia A Parte que nos Cabe (Brincadeira de Mulato, 2005; Ilha Brasil Vertigem, 2006; Castanha sua Cor, 2008), o Grupo Grial aprofunda a sua pesquisa sobre folguedos populares, especialmente o cavalo-marinho e o maracatu rural. O interesse do grupo por essas manifestações passou a incluir narrativas cotidianas dos brincadores, suas condições de existência, além de suas reflexões acerca dos folguedos nos quais eles atuam. O foco da pesquisa do Grupo deslocou-se dos passos para um contexto mais amplo, o que levou sua diretora, Maria Paula Costa Rêgo, a incluir vários brincantes da Zona da Mata Norte de Pernambuco em seus elencos, chegando ao extremo na montagem de Ilha Brasil Vertigem, espetáculo quase que inteiramente composto por brincadores de maracatu rural do município de Condado.

Espetáculos

A Demanda do Graal Dançado – 1998

Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo – 1999

As Visagens de Quaderna ao Sol do Reino Encoberto – 2000

Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta – 2001

Folheto V Hemisfério Sol – 2003

O Pasto Iluminado – 2003

Vermelho Cobre – 2005

Brincadeira de Mulato – 2005

Ilha Brasil Vertigem – 2006

Castanha Sua Cor – 2008

Cordel em Azul – 2008

Participantes

Maria Paula Costa Rêgo | diretora, coreógrafa, bailarina

Aldenes Nascimento | bailarino

Almir Negreiros | bailarino

Emerson Dias | bailarino

Eric Valença | bailarino

Fábio Soares | bailarino

Fernanda Lisboa | bailarina

Iara Campos | bailarina

Imaculada Salustiano | bailarina

Íris Campos | bailarina

Jáflis Nascimento | bailarino

Kleber Lourenço | bailarino

Maria Agrelli | bailarina

Sandra Rino | bailarina

Valéria Medeiros | bailarina

Viviane Madureira | bailarina

Fontes

RÊGO, Maria Paula Costa: depoimento [2004]. Entrevistador: T.Vicente. Recife: 2004. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

 

RÊGO, Maria Paula Costa: depoimento [2009]. Entrevistador: R. R. Marques. M. E. Freyre. Recife: 2009. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

 

Observações gerais:Este registro apresenta as informações disponíveis em maio de 2004 atualizadas em 2009. A relação de integrantes engloba todos os bailarinos identificados que participaram da história do grupo em diferentes períodos. Para detalhamento dos elencos, pesquisar em espetáculos e coreografias.

 

 

Tags: 1997, Grupo Grial de Dança, Maria Paula Costa Rêgo, Ariano Suassuna, Aldenes Nascimento, Almir Negreiros, Emerson Dias, Eric Valença, Fábio Soares, Fernanda Lisboa, Iara Campos, Imaculada Salustiano, Íris Campos, Jáflis Nascimento, Kleber Lourenço, Maria Agrelli, Sandra Rino, Valéria Medeiros, Viviane Madureira, Movimento Armorial, Dança Contemporânea, Dança Popular, A Demanda do Graal Dançado, Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo, As Visagens de Quaderna ao Sol do Reino Encoberto, Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta, Folheto V Hemisfério Sol, O Pasto Iluminado, Vermelho Cobre, Brincadeira de Mulato, Ilha Brasil Vertigem, Castanha Sua Cor, Cordel em Azul, Ateliê de Coreógrafos, Pernambuco

Grupo Grial [programa]

Programa de apresentação dos espetáculos do grupo Grial para o Sesc São Paulo.

Local: Sesc Santo André, São Paulo, Brasil.

Grupo: Grial

Formato do suporte original: papel, colorido

Idioma: Português

Número de registro: PE002903000201; PE002903000202; PE002903000203

Doadora: Maria Paula Costa Rêgo

Doado em 30 de março de 2004

Detentor dos direitos autorais: Maria Paula Costa Rêgo

Direitos de uso: esta imagem não pode ser reproduzida sem consentimento do detentor dos direitos autorais.

 

Tags: Armorial, popular, São Paulo, Sesc Santo André, Maria Paula Costa Rêgo, Grial, espetáculo, A Demanda do Graal Dançado, Uma Mulher vestida de Sol, Romeu e Julieta, programa.

plugins premium WordPress Skip to content