Categorias:
Tags:
- 1993
- 1998
- 2003
- Ana Emília Freire
- Barro-Macaxeira
- Calixto Neto
- Carla Machado
- Carlos Eduardo Silva
- Colage
- Complemen-tu
- Conceição
- dança contemporânea
- Dielson Melo
- Duda Braz
- Entrudos e Caretos
- Erick Silva
- Espaço Experimental
- Experimental 10 anos
- Eye to Eye
- foto
- Grupo Experimental
- Gustavo Oliveira
- Helijane Rocha (Lili Rocha)
- Ivan Dantas
- Kleber Cândido
- Liana Gesteira
- Luiz Roberto
- Lúmen
- Marcelo Pereira
- Maria Agrelli
- Mônica Lira
- Movimento Manguebeat
- Na Medida da Saudade
- Nada muito Sério
- Nana Nina
- Ninguém se Perde no Caminho de Volta
- O Amor que você tinha
- Pernambuco
- Postais do Recife
- programa
- Quando as Cobras Mudam
- Quincunce
- Renata Lisboa
- Renata Muniz
- Severina Mendonça
- Shirley Figueiredo
- Silvio Barreto
- Singulares
- Sonaly Macedo
- Sonata
- Teatro Hermilo Borba Filho
- Valéria Vicente
- Vera Freire
- Zambo
Grupo Experimental (1993)
Recife – PE , Brasil
O Grupo Experimental foi um dos primeiros grupos do Recife a conseguir manter-se em temporada, com espetáculos que apresentam uma unidade temática, como acontece com Zambo (1997); Quincunce (2000); Lúmen (2002); e Conceição (2007), entre outros. Com o amadurecimento artístico que consegue atingir ao longo de seu percurso, e com ações com as quais se envolve junto ao Movimento Dança Recife (coletivo político existente desde 2004), tem colaborado para impulsionar a formação de público de dança no Recife. Através de projetos como Núcleo de Formação em Dança (a partir de 2004) e o Reciclarte (a partir de 2005), contribui, ainda, para a formação de bailarinos na cidade.
Fundado por ex-bailarinas da Companhia dos Homens, Mônica Lira, Sonaly Macedo e Renata Lisboa, o Experimental surge com o propósito de dar continuidade a um trabalho profissional e consegue fazê-lo de modo bastante autônomo em relação às referências das quais se originou. No início, o grupo conta com a participação de outros coreógrafos, como Marcelo Pereira, Luiz Roberto e Airton Tenório. A partir de 1997, no entanto, com a montagem de Zambo, o grupo direciona-se para um trabalho coreográfico próprio, utilizando-se recorrentemente de elementos da cultura recifense. É neste ano também que funda a sua sede, o Espaço Experimental, onde, desde então, realiza seus ensaios, aulas para bailarinos e interessados de fora, e ainda eventos culturais, como o Bar Cultural, que, de 2001 a 2002, abre espaço para alunos e artistas de fora do grupo mostrarem seus trabalhos em construção.
Durante anos, a rotina de preparação corporal tem sido composta por uma aula matinal, que pode ser de balé clássico, dança contemporânea, alongamento ou pilates (mais recentemente), precedendo os ensaios diários. Esse trabalho cotidiano apenas é alterado nas ocasiões em que cursos com técnicas específicas são trazidos de fora, através dos projetos de formação promovidos pelo Experimental e que têm contemplado os próprios componentes do grupo, mas também um público mais abrangente.
O grupo vem empreendendo mudanças no seu modo de criar. Ao passo que, antes, elementos do treinamento corporal eram adaptados a futuros espetáculos, no processo de criação de seus trabalhos mais atuais, as aulas é que têm se moldado às necessidades criativas dos conceitos envolvidos numa determinada obra do grupo, introduzindo seqüências que possibilitam experimentar aspectos que compõem a pesquisa do espetáculo em construção.
Alguns dos espetáculos marcantes do grupo são: Zambo (1997); Quincunce (2000); Barro-Macaxeira (2002); Lúmen (2002); Postais do Recife (2004); e Conceição (2007). Com Zambo, é contemplado com o prêmio de melhor solo contemporâneo no Festival do Rio de Janeiro (1998). O grupo apresenta-se em várias cidades do território nacional, é convidado, em 2001, a participar do Festival de Danza Nueva, em Lima (Peru). Ao completar 10 anos, em 2003, através do projeto Experimental 10 Anos, o grupo remonta 4 de seus espetáculos mais significativos até aquele momento e promove um seminário sobre dança, público, crítica e pesquisa, que dá início ao interesse do grupo por conceber e desenvolver projetos de formação e reflexão. Em 2009, na ocasião da comemoração dos 15 anos do grupo, faz uma turnê por várias cidades da Europa: Barcelona, Lisboa, Roma, Frascati e Ciampino.
Espetáculos
Zambo – 1997
Quincunce – 2000
Barro-Macaxeira – 2001
Lúmen – 2002
Postais do Recife – 2004
Complemen-tu – 2004
Singulares – 2005
Conceição – 2007
Coreografias
Eye to Eye – 1993
Na Medida da Saudade – 1993
O Amor que você tinha – 1993
Colage – 1995
Quando as Cobras Mudam – 1995
Nada muito Sério – 1995
Sonata – 1995
Nana Nina – 1996
Ninguém se Perde no Caminho de Volta – 1998
Severina Mendonça – 1999
Entrudos e Caretos – 2004
Participantes
Mônica Lira | diretora, coreógrafa, bailarina
Sonaly Macedo | coreógrafa, bailarina
Luiz Roberto | coreógrafo, bailarino
Ana Emília Freire | bailarina
Calixto Neto | bailarino
Carla Machado | bailarina
Carlos Eduardo Silva | bailarino
Dielson Melo | bailarino
Duda Braz | bailarina
Erick Silva | bailarino
Gustavo Oliveira | bailarino
Helijane Rocha | bailarina
Ivan Dantas | bailarino
Kleber Cândido | bailarino
Liana Gesteira | bailarina
Marcelo Pereira | coreógrafo
Maria Agrelli | bailarina
Renata Lisboa | bailarina
Renata Muniz | bailarina
Shirley Figueiredo | bailarina
Silvio Barreto | bailarino
Valéria Vicente | bailarina
Fontes
LIRA, Mônica: depoimento [2003/2004]. Entrevistadores: R. Pires, R. Ramos e T. Vicente. Recife: 2004. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança. LIRA, Mônica: depoimento [2009]. Entrevistadores: R. R. Marques. M. Sena Recife: 2009. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.
Observações gerais:
Este registro apresenta as informações disponíveis em maio de 2004, atualizadas em 2009. A relação de integrantes engloba todos os bailarinos identificados que participaram da história do grupo em diferentes períodos. Para detalhamento dos elencos, pesquisar em espetáculos e coreografias.
Tags: Grupo Experimental, 1993, Mônica Lira, Sonaly Macedo, Luiz Roberto, Ana Emília Freire, Calixto Neto, Carla Machado, Carlos Eduardo Silva, Dielson Melo, Duda Braz, Erick Silva, Gustavo Oliveira, Helijane Rocha (Lili Rocha), Ivan Dantas, Kleber Cândido, Liana Gesteira, Marcelo Pereira, Maria Agrelli, Renata Lisboa, Renata Muniz, Shirley Figueiredo, Silvio Barreto, Valéria Vicente, Dança Contemporânea, Movimento Manguebeat, Zambo, Quincunce, Barro-Macaxeira, Lúmen, Postais do Recife, Complemen-tu, Singulares, Conceição, Eye to Eye, Na Medida da Saudade, O Amor que você tinha, Colage, Quando as Cobras Mudam, Nada muito Sério, Sonata, Nana Nina, Ninguém se Perde no Caminho de Volta, Severina Mendonça, Entrudos e Caretos, Espaço Experimental, Pernambuco
Grupo Experimental [Foto 01]
Registro em foto de lugar onde funcionou o Espaço Experimental.
1998
Local: Espaço Experimental, Teatro Hermilo Borba Filho, Recife, Pernambuco, Brasil.
Fotógrafa: Vera Freire
Colorido
Número de registro: PE000901000301
Doadora: Mônica Lira
Doado em 30 de março de 2004
Detentores dos direitos autorais: Mônica Lira e Vera Freire
Direitos de uso: esta foto não pode ser reproduzida sem consentimento do detentor dos direitos autorais.
Tags: 1998, Mônica Lira, Vera Freire, Grupo Experimental, Dança contemporânea, Pernambuco, Teatro Hermilo Borba Filho, Espaço Experimental, foto
Grupo Experimental [programa]
Programa do projeto “Experimental 10 anos”, que promove uma retrospectiva das principais montagens da trajetória do grupo.
2003
Local: Recife, Pernambuco, Brasil.
Grupo: Experimental
Formato do suporte original: papel
Colorido
Português
Número de registro: PE000903001501
Doadora: Mônica Lira
Doado em 30 de março de 2004
Detentor dos direitos autorais: Mônica Lira
Direitos de uso: esta imagem não pode ser reproduzida sem consentimento do detentor dos direitos autorais.
Tags: Dança contemporânea, 2003, Pernambuco, Mônica Lira, grupo Experimental, Experimental 10 anos, programa.