Resultados

está vazio...

Carregando

ROLAR PARA BAIXO

Cia Vias da Dança ( 1992 )

Recife – PE – Brasil

Fundado em 1992 pela coreógrafa e professora Heloísa Duque, o grupo utiliza, inicialmente, o espaço da Academia Mônica Japiassú para seus ensaios. Em seguida, desloca-se para a Academia de Ginástica Ritmos, em Setúbal, e lá fica por um ano e meio.

 

Ao longo de sua atuação, a preparação corporal do grupo tem sido baseada em aulas nas técnicas de balé clássico, jazz e barra solo. Quanto à criação coreográfica, a companhia tem recebido, no decorrer de sua trajetória, a colaboração de diferentes coreógrafos do Brasil, como Airton Tenório, Mônica Japiassú, Mário Nascimento, Fernando Lee, Ivaldo Mendonça, Henrique Lima, dentre outros.

 

Constituindo um dos grupos de dança do Recife atuantes desde sua fundação, em 2006, comemora seus 15 anos com a apresentação de quatro espetáculos do repertório da companhia: Cercados (1999), idealizado pelo premiado coreógrafo Mário Nascimento, Eureka (2004), de Ivaldo Mendonça, Folhetos (2001), de Heloísa Duque, e Só pó (2006), assinado por Henrique Lima.

 

Além das transformações no corpo do elenco proporcionadas pelas trocas com variados coreógrafos, Heloísa Duque (2009) aponta a importância da abertura de um espaço de reflexão na rotina do grupo, estimulado por acontecimentos como seminários, palestras, cursos, que têm acontecido com mais freqüência no Recife ao longo dos últimos anos.

 

O intercâmbio que o Vias da Dança tem estabelecido, nos últimos anos, com outras companhias também é identificado pela diretora do grupo como um aspecto que, por um lado, promove o crescimento dos dançarinos. Porém, por estimular a autonomia de cada componente, por outro lado, segundo Duque (2009), isso nem sempre tem favorecido o funcionamento de um grupo coeso, com suas necessidades relacionadas à rotina, disciplina, etc.

 

O Vias da Dança tem conquistado alguns prêmios em festivais, como o terceiro lugar no II Passo de Dança e Arte de Santo André, categoria solo contemporâneo e grupo de Jazz, em 1994; e o primeiro lugar na categoria de melhor grupo de dança contemporânea, no Festival de Dança de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Em 2008, o trabalho Entre Nós (2007) é contemplado com os prêmios de melhor espetáculo, melhor bailarino (Juan Guimarães), melhor bailarina (Januária Finizola) e melhor coreografia (Ivaldo Mendonça) no XIV Janeiro de Grandes Espetáculos. Para a montagem de tal espetáculo, o grupo obtivera recursos do Prêmio Klauss Vianna (Funarte) e do Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife, em 2007.

Espetáculos

Cercados – 1998
B.A.Q.U.E – Batalhas Alegóricas nos Quilombos Unidos – 1999
Entre Nós – 2007
O Parque – 1996
Azul Cor que se Move – 1992
Pernambuco do Barroco ao Armorial – 1998
Folhetos – 2000

Coreografias

Só Pó – 2006
Em Quadrado – 1994
Nó na Garganta – 1999

Elenco

Amanda Brindeiro | bailarina
Andréa Anhaia | bailarina
Andrea Salcedo | bailarina
Bruno Ranaco | bailarino
Carla Machado | bailarina
Deborah Pristhon | bailarina
Kiko Ribeiro | bailarino
Cristiane Barbosa | bailarina
Vanessa Laranjeira | bailarina
Verônica Fradenjache | bailarina
Fábio Costa | bailarino
Heloísa Duque | diretora, coreógrafa
Henrique Lima | bailarino
Iona Medeiros | bailarina
Isabel Ferreira | bailarina
Januária Finizola | bailarina
Joel de Oliveira | bailarino
Paula Longman | bailarina

Fontes

DUQUE, Heloísa: depoimento [2004]. Entrevistador: T. Vicente. Recife: 2004. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança. DUQUE, Heloísa: depoimento [2009]. Entrevistador: R. Ramos Marques. A. Moreira. Recife: 2009. Entrevista concedida ao Projeto RecorDança.

 

Observações gerais: Este registro apresenta as informações disponíveis em maio de 2004, atualizadas em 2009. A relação de integrantes engloba todos os bailarinos identificados que participaram da história do grupo em diferentes períodos. Para detalhamento dos elencos, pesquisar em espetáculos e coreografias.

 

Tags: Vias da Dança, 1992, Heloísa Duque, Airton Tenório, Mônica Japiassú, Mário Nascimento, Fernando Lee, Ivaldo Mendonça, Henrique Lima, Deborah Pristhon, Paula Longman, Amanda Brindeiro, Andréa Anhaia, Andrea Salcedo, Bruno Ranaco, Carla Machado, Kiko Ribeiro, Cristiane Barbosa, Vanessa Laranjeira, Verônica Fradenjache, Fábio Costa, Henrique Lima, Iona Medeiros, Isabel Ferreira, Januária Finizola, Joel de Oliveira, Jazz, Dança Contemporânea, Cercados, B.A.Q.U.E – Batalhas Alegóricas nos Quilombos Unidos, Entre Nós, O Parque, Azul Cor que se Move, Pernambuco do Barroco ao Armorial, Só Pó, Em Quadrado, Nó na Garganta, Folhetos, Pernambuco

plugins premium WordPress Skip to content